terça-feira, 24 de maio de 2011

O Cérebro Eletrônico faz tudo, quase tudo...

O conceito até pouco tempo que tínhamos de comércio era o que tratava de empresa física, onde o cliente deveria se deslocar até ela para realizar uma compra ou solicitar algum serviço. Como o passar do tempo, as empresas foram mudando e vindo também até o cliente, criando um meio de comunicação mais ágil e facilitando o comércio. Um desses meios que teve muita evolução foi o comércio virtual, que trouxe uma nova forma conceituar a empresa, já que esta atende em endereço que é acessado através da rede mundial de computadores e a cada dia se torna mais comum, segura e fácil de ser usada.
Assim como nos estabelecimentos comerciais fixos, o site reúne características personalizadas que lhe dão mais valor, pois de acordo com o ambiente virtual onde são oferecidos os produtos, o cliente pode ter diferenciais e facilidades de compra, que são vistas em lojas físicas e que são elementos decisivos na hora da compra.
Esta oferta de produtos e serviços é feita através de transmissão e recepção eletrônica de dados, sendo esta uma das características mais marcantes do comércio virtual, já que o comprador escolhe o que mais lhe interessar, seleciona, verifica a forma de envio e efetua o pagamento, tudo de forma virtual, sem que haja um vendedor para auxiliá-lo na compra.
Quanto mais confiável for o site e mais este atrair o cliente com suas ofertas, mais agregará valor comercial, sendo sempre lembrado nas transações virtuais e com isso agregando mais potencial a um estabelecimento comercial que até poucos anos era remoto e não tão disseminado na sociedade. Podemos comprar de tudo pela internet e em várias situações, com mais variedade e com preços mais convidativos. Viagens, roupas, música, filmes, comida, livros e tudo que precisamos é encontrado na rede mundial e é comum encontrarmos via web as filiais das lojas físicas, sendo muitas vezes estas ponto de apoio para as virtuais, já que muitos pedidos podem ser remetidos para serem resgatados nas lojas físicas, ou, na maioria das vezes, para serem entregues nos endereços solicitados pelos compradores.
As características próprias dos estabelecimentos virtuais são a navegabilidade e conectividade, já que podemos visitar várias páginas, mas sempre teremos que ter a conexão efetuada na rede de computadores para que o comércio eletrônico possa ter sentido. Outra diferença é o ponto, já que nos estabelecimentos físicos este é de suma importância para o desempenho e sucesso do negócio e no comércio virtual, este item não é necessário, haja vista que o ponto é simplesmente o endereço eletrônico acessado de qualquer computador, em qualquer parte do mundo.
A realidade jurídica do estabelecimento virtual é bem presente, embora ainda não existam legislações específicas para tratar do assunto e ainda analisamos os casos por analogia e sem que tenhamos procedimentos bem determinados para cada caso, como é o que trata do direito do consumidor, já que alguns sites abusam utilizando artifícios que violam a livre escolha ou que sendo invasivos, causando certo transtorno aos que efetuam transações na internet. É o exemplo dos “pop-up’s” e das mensagens enviada por e-mail, que conhecemos por “spam”.
Mesmo com a sensação de sigilo que a internet nos traz, ainda assim precisamos ficar atentos aos sites que não são legais e que são criados somente para lesar o consumidor, efetuando vendas que jamais serão entregues ou utilizando artifícios para roubar dados e informações confidenciais que poderão ser usadas de forma ilegal. Daí a necessidade de saber escolher adequadamente o site que deverá ser usado para que o consumidor não venha a ter surpresas desagradáveis na hora da compra.
Então, pensando desta forma, podemos notar que o comércio virtual é composto por este complexo de bens, ainda que imateriais na sua maioria e difere-se do estabelecimento tradicional pela forma de deslocamento no espaço. São considerados realidades jurídicas, pois independente da forma como executam suas atividades, reúnem os princípios essenciais de um estabelecimento comercial.
Este tema, além de ser muito atual, nos leva a refletir sobre as mudanças que o mundo ainda passará e como o mercado virtual ainda irá crescer e se desenvolver cada vez mais, oferecendo mais oportunidades à população e com isso criando novos meios de expansão das formas de acessibilidade aos serviços e produtos que hoje são comercializados em todo o mundo.
Uma realidade dessas necessita de uma legislação adaptada às suas atividades e com isso deixar de ficar sendo comparada através de legislações já existentes e que nem sempre refletem a realidade deste mundo que é tão conhecido e ao mesmo tempo tão carente de definições jurídicas que o tornem ainda mais real e virtual.

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