domingo, 31 de janeiro de 2010

Trilha na Ilha de Santo Aleixo

Nunca mais tinha me dado o prazer de fazer trilhas, que é um dos meus passatempos preferidos e que muito me ensina.
Cada vez que faço trilhas aprendo algo novo e hoje aprendi a valorizar as coisas simples da vida, a calma e a paz de espírito.
Hoje fui conhecer a paradisíaca Ilha de Santo Aleixo, que fica próxima à Praia de Barra de Serinhaém. O acesso é feito através de lanchas ou barcos, sendo possível para grupos de 10 a 20 pessoas, devido ao preço elevado do aluguel. Mas vamos ao roteiro e vamos esquecer o preço...
Logo que chegamos, fomos recepcionados por uma dia nublado e pelos pescadores que nos levariam até o local. Éramos um grupo de 15 pessoas e nos dividimos em duas viagens, por medida de segurança. A maré estava baixa e no meio do caminho algo inesperado aconteceu: Encalhamos nos bancos de areia e ficamos lá, esperando a maré encher um pouco para podermos seguir nossa viagem até a ilha.
O celular nos ajudou, pois fizemos contato com o outro grupo que ficou na praia e eles vieram nos resgatar com outro barco, mais leve e com um condutor mais astuto que tomou outro caminho nos livrando daquele lugar e nos levando para a bela ilha.
Chegando lá, nos preparamos para a caminhada ao redor da ilha para conhecer as formações rochosas provenientes de épocas remotas onde os vulções eram reis naquele lugar. Hoje o lugar é praticamente inabitado e a única casa que tem no local está abandonada. Não há bares e nenhuma estrutura que possa deixar o local poluído, tirando sua beleza. O problema são os visitantes que deixam seus rastros de sujeira e não respeitam a natureza.
Cada passo que dávamos era uma surpresa nova e uma paisagem deslumbrante para ser fotografada. No final do caminho chegamos à Baía de Santo Aleixo, que na maré baixa é uma linda pisicina de águas claras e mornas. Saímos de lá com a maré cheia e repletos de boas lembranças.
A Ilha é bem localizada e permite ao visitante conhecer de barco outros lugares, como a Praia dos Carneiros, Serrambi e Barra de Serinhaém.
Mais um local do litoral pernambucano que mostro aqui no blog e indico para os que admiram a natureza.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...