quarta-feira, 2 de abril de 2014

Castelos de Concreto, Castelos de Areia

As edificações que encontramos nas cidades e especialmente no Recife, que é um município que possui muitos prédios altos nas suas ruas, são cada dia mais grandiosas em altura, mas com pouco espaço interno, contrastando com os altos preços dos aluguéis e valores dos imóveis. O aquecimento do mercado imobiliário gerou uma busca desenfreada por residências que atendam o novo padrão de vida das pessoas, as quais vivem em modernos castelos fechados, muitas vezes sem muita interferência e contato com a realidade do mundo, que tem muito mais a oferecer do que o concreto armado que encontramos nos mais diversos lugares.
Edifícios se tornaram sinônimo de evolução, de grandiosidade, de sucesso, quando na verdade só promovem um novo conceito de vida que deixa o homem sem muitas perspectivas de interação e as crianças sem nem saber o que é um quintal ou outra brincadeira mais elementar e que pode ser praticada na rua. A vida hoje em dia mudou muito e do mesmo jeito que as crianças constroem castelos de areia na praia, os adultos criam construções cada vez mais frias para atenderem a demanda da sociedade que precisa evoluir e ter meios de sobrevivência possíveis.
Basta olhar os espaços que os viadutos destroem e como eles criam barreiras para algumas acessibilidades, pois geralmente em baixo das suas vias a marginalidade e perigos estão bem caracterizados e fazem com que a sociedade colha os frutos dos caminhos que idealizou. Saber ao certo a utilidade de tantas intervenções urbanas é meio complicado, pois em alguns momentos elas não resolvem nada e só deixam mais difícil o que já tinha a cara do impossível.
Se os edifícios são necessários, que sejam feitos de maneira consciente e que não afetem tanto a vida nas cidades, criando sombras onde deveria estar o sol ou afetando de forma drástica a vida e o relacionamento das pessoas que lutaram tanto para se libertarem das barreiras que os impediam de serem mais sociáveis e hoje terminam sofrendo do mesmo mal.
Eu adorava construir os meus castelos de areia quando era criança, mas hoje percebo que eles só são bons na brincadeira, pois na realidade não fazem tanta diferença assim...


Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...