sábado, 21 de agosto de 2010

Se ainda fosse nem me lembro...

Nossa memória nos assusta por alguns momentos e nos faz pensar como é interessante essa grande máquina chamada cérebro. Algumas coisas ficam guardadas na nossa mente por muitos anos e outras simplesmente desaparecem e ficam sem registro nenhum por muito tempo, aparecendo pontualmente em situações que remetam ao acontecido.
Pessoas, fatos, objetos, estudos e tudo o que faz parte da nossa vida pode ser lembrado ou não, mas isso sempre dependerá também da importância que damos a cada um deles, pois procuramos guardar conosco o que nos favorece e nos ajuda na vida presente e futura.
Temos uma memória muito boa para algumas coisas, mas para outras não. Alguns esquecem os nomes de pessoas com facilidade e às vezes se pegam as chamando de "Seu Zé" e "Dona Maria".
Aliás esse era um costume antigo que tinha na minha infância e que era praticado pela maioria das pessoas da minha cidade natal, que é no interior. Comumente as pessoas chamavam os outros de "Bichinho", "Essa Menina", "Esse Menino", "Coisinha" e outras palavras mais.
Muitos não possuem dificuldade de gravar a fisionomia das pessoas, por serem muito observadores, sendo capazes de conhecer os outros pelas características que identificam pelos gestos e palavras que seus conhecidos utilizam.
Mas o nome...
Esse nem sempre lembram...
Uma tática que utilizo para descobrir o nome de quem esqueço é a seguinte:
Coloco a mão no ombro da pessoa, olho fixamente para ela e digo: Como é teu nome mesmo?
Sincero e objetivo.
Acho que ajuda mais e nos faz ter o compromisso para não errar mais, gravando de vez o nome das pessoas que conhecemos.
O que acho interessante é que dificilmente as pessoas esquecem meu nome.
Será uma sinal divino para que eu crie vergona e aprenda de vez o nome das pessoas?
Não sei, vou investigar mais.
Seja como for, vamos refletir e lembrar das pessoas que passam nas nossas vidas, pois isso é importante para estreitar os relacionamentos e para valorizar os indivíduos, cada um com sua individualidade e presença.
Como é teu nome mesmo?

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...