terça-feira, 8 de junho de 2010

Copa do Mundo

Quem vê a beleza dos preparativos para a Copa do Mundo da África do Sul não imagina o que está por trás de tudo isso e por isso vale a pena comentar aqui no blog. Vi esta semana uma reportagem especial sobre os grandes estádios que foram construídos, as tecnologias usadas e todos os imensos gastos que contribuíram para que tudo se tornasse realidade.
A pobreza impera , as necessidades básicas não são supridas e se formos analisar tudo que acontece no país, notaremos que o destino de todas as verbas gastas para compor o evento seriam melhor empregadas na sustentação das necessidades mais primordiais e necessárias de uma população que carrega consigo muito tempo de tradições e de sofrimentos.
As desigualdades sociais e de cultura são notadas quando verificamos a riqueza que é obtida com o petróleo e com os diamantes, mas que só está nas mãos de uma pequena minoria da população que não tem acesso nem sequer aos princípios básicos da sobrevivência.
Vi na reportagem fotos belíssimas de lugares inacreditáveis, assim como toda a negritude das pessoas foi mostrada com todo o seu espelendor e beleza. Outra parte mostrava fotos das habitações, da falta de saneamento básico, das doenças que são incontroláveis, do sofrimento e, principalmente, da descrença perante o governo que não tem habilidade nem vontade de mudar a situação.
É , sem dúvida, o momento de perceber as diferenças gritantes da África neste evento que iremos ter a partir desta semana.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...