sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Irreverência e Revolução

Estas são as palavras que definem o espetáculo Bandália, do Grupo Dzi Croquettes, que teve três apresentações no Recife, na abertura do Janeiro de Grandes Espetáculos, sempre com casa lotada, no Teatro de Santa Isabel.
O grupo é formado por novos componentes, embora a forma revolucionária continue a mesma dos anos 70. Apenas um dos integrantes do grupo original, Ciro Barcellos, permanece no elenco e a surpresa boa da noite foi ter um pernambucano e garanhuense no elenco.
O espetáculo é musical e as poucas falas que acontecem são para fazer piadas da realidade brasileira atual que muito tem do passado, pois mesmo após 40 anos de diferença entre o espetáculo original e a nova montagem, ainda estamos batendo nas mesmas teclas e sofrendo com as mesmas discriminações que afetavam o meio artístico na década de 70.
Alguns momentos ficam bem engraçados, outros mais sérios e nostálgicos, fazendo com que muitos lembrem das músicas antigas e dos artistas que inspiraram o grupo durante todo este tempo. 
O engraçado é que o grupo mostra um espetáculo que ainda choca, mesmo após 40 anos, pois era engraçado verificar a fisionomia das pessoas em alguns momentos, principalmente quando os artistas mostravam os seus corpos ao extremo e faziam poses nada comportadas no palco e também na plateia, que teve os seus momentos de participação e delírio.
A política, o santo, o profano, a arte, a discriminação, o sexo, a música e vários outros temas foram mostrados num espetáculo engraçado e bem criativo, onde as roupas e trilha musical faziam com que todos pudessem ter uma visão bem abrangente de como ainda precisamos evoluir em muitos aspectos e como a sociedade ainda não está preparada para alguns acontecimentos e situações.
Foi interessante ver um pouco da crítica social retratada com muito humor e alegria, num espetáculo único e muito aguardado na capital pernambucana.
O Janeiro de Grandes Espetáculos teve, certamente, uma ótima abertura.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...