segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Desaprender

Quando pecamos diante de situações que desconhecemos ainda é aceitável o erro, mas quando insistimos em errar diante daquilo que já conhecemos, praticamos a arte de desaprender, o que não é nada bom para a nossa mente e só permite que tenhamos grandes problemas de continuidade de atividades.
O ato de desaprender é causado geralmente pela nossa falta de atenção, pelo descaso com aquilo que nos foi informado e, principalmente, pela falta de interesse de reter a informação. Para aprendermos, temos que ter gosto por aquilo que estamos vivenciando e pegar cada informação como se fosse a última, deixando que ela faça parte da nossa vida de uma maneira singular e sempre construtiva.
Quando deixamos de lado o aprendizado, fazemos com que nossos dias se tornem incompletos, já que deixamos de preenchê-los com informações úteis e precisas para o nosso desenvolvimento, que necessita sempre de um estímulo e atenção.
Esquecer simplesmente não é desaprender. Podemos ter lapsos de memória que ainda conservam as informações que foram absorvidas e que no momento certo virão à tona. Desaprender é zerar o conhecimento antes assimilado de forma indevida e ineficaz e que pensávamos nós que tinha sido útil.
Quando somos treinados, informados ou quando lemos algo que não foi retido, desaprendemos momentos importantes de construção evolutiva e que só nos fariam bem e nos deixariam cada dia mais cheios do conhecimento e da certeza que o mundo nos cobra.
Ficar a vida toda cheio de dúvidas e com a sensação de estar vendo o trem passar não é nada bom, pois se os trilhos ficarem fora de lugar, teremos a certeza de que o nosso caminho foi em vão e nos deixou sem a chance de prosseguir na viagem que pode se tornar cansativa às vezes, mas muito necessária.
Aprender é sempre a melhor saída para tudo e nunca pensem que o conhecimento fica perdido no tempo. Só ficará se assim permitirmos e se deixarmos que os nossos esforços sejam somente para fazer tipo ou para passar o tempo. A dedicação deve ser constante e necessária para o nosso sucesso como pessoas inteligentes e capazes de aprendizado contínuo e duradouro.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...