sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Carnaval das Fantasias


Por trás da fantasia, todo mundo é igual...
No carnaval o que vale é ter uma fantasia engraçada, que chame a atenção e que tenha um pouco de nós. Somos vilões, mocinhos, animais, super heróis, vampiros, fantasmas, ou simplesmente nós mesmos, com adaptações, claro!
No carnaval há uma maneira singular das pessoas buscarem colocar para fora o que possuem bem guardado nos seus corações e mentes e fazer os momentos de folia inesquecíveis e cheios de descontração.
O que não agrada nada nesta época é a exploração e aos altos preços cobrados por fantasias que não valem nem a metade do valor exposto. Ontem vi artigos com preços estratosféricos e que não suportam uma lavagem sequer, pois são feitos de materiais simples, leves e sem muita resistência. Numa cidade festiva como Recife, a preparação para o carnaval começa cedo e oferece muitas opções ao folião que não hesita em brincar durante os três dias de festa em Recife e Olinda.
Nas ruas encontramos os mais distintos tipos e a criatividade é vista em cada pessoa que circula pelos pontos de animação espalhados pelos bairros da cidade. O meu contato com o carnaval sempre foi muito distante e participo da festa de forma muito contida, nunca me envolvendo demais na folia. Acho lindo tudo que é apresentado, mas o meu pique sempre foi outro, já que nem sempre a alegria das pessoas é usada para o divertimento. Muitos buscam no carnaval uma forma de extravasar além da conta e isso termina afetando aqueles que não possuem o mesmo intuito e só querem se divertir.
Os bailes de carnaval já agitam a cidade e cada um que traga atrações diferenciadas e mostre um pouco do que temos, que é um carnaval multicultural e cheio de detalhes que não são encontrados em outros Estados do Brasil. Em Pernambuco podemos ser reis e rainhas do carnaval, papangus, calungas do maracatu, passistas e alegorias ambulantes.
Podemos nem ser nada disso, mas o nosso espírito se veste de alegria e incorpora os mais variados personagens e cada um deles requer de nós muita força e disposição para aguentar a festa que dura três dias mas tem prévias durante todo ao ano. O Recife já respira a festa profana, sendo impossível não ficar contagiado com tanta beleza.
Se não podemos gastar com fantasias, não importa. A festa é popular demais e permite que sejamos até mendigos, sem luxo, quase sem roupa  e com muita animação.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...