sábado, 11 de junho de 2022

Retorno ao Catimbau

 





Voltar ao Vale do Catimbau, em Buíque, Pernambuco, é sempre um bom momento e desta vez tive a oportunidade de sentir o local mais frio, algo que é pouco comum, já que a região é bem árida e recebe poucas chuvas durante todo o ano. 
No primeiro dia fomos para a Serra das Torres, Vale da Lua e para os Lapiais, que são as atrações mais fotografadas do local, pois o paredão de arenito colorido realmente se destaca na paisagem e faz os olhos brilharem com tantas cores e formas. 
Ao chegarmos no topo da Serra das Torres, o frio estava intenso e a neblina já dominava a paisagem, não permitindo a visualização do local com toda a sua exuberância. Ficamos pouco tempo no alto e como as nuvens estavam muito pesadas, resolvemos logo descer para evitar um banho maior de chuva.
Após o descanso noturno, o outro dia nasceu chuvoso e bem frio, porém aos poucos a melhora foi sentida e fizemos as trilhas programadas com um sol agradável e bem propício para boas fotos e contemplação. Conhecemos num dia só o Chapadão e os Cânions, além de darmos uma passadinha em algumas pinturas rupestres que ficavam no caminho. Um passeio agradável e cheio de belas imagens, onde ficava difícil escolher em qual mirante a foto ficaria mais bonita.
Quando terminamos o passeio, no início da tarde, a chuva voltou a cair e refrescou um pouco o dia que já estava bem quente. Terminamos a jornada no Vale do Catimbau sem chuva e fomos nos organizar para voltar para casa.
Já fui algumas vezes para o local e sempre me deparo com novidades, sejam elas motivadas pela ação da natureza ou pela mudança de tempo, que faz com que cada momento seja único e represente muito na viagem de cada um de nós.
A vontade de ver o pôr do sol na Serra das Torres ficou para outra viagem e isso tenho certeza que farei em breve, pois desta vez a experiência foi outra e me trouxe uma percepção diferente de um lugar que até então só tinha visto muito seco e sem nenhuma chuva.
O Vale das Feitiçarias continua encantador e fazendo com que todos os seus visitantes fiquem apaixonados por cada cantinho do parque e de tudo que ele pode nos proporcionar, seja visualmente ou emocionalmente. Impossível não ter várias sensações num lugar assim.
Quem resiste a esta paixão pernambucana e que todos os brasileiros deveriam conhecer mais de perto?
Eu prefiro não resistir e visitar. Vamos simbora?

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...