sábado, 5 de abril de 2014

Atemporal

Hoje cedo quando caminhava na praia passei por um pequeno bar aqui em Boa Viagem e percebi que o mesmo ainda estava enfeitado para o Natal. Não é a primeira vez que eu vejo este tipo de descuido e muitas vezes as decorações do São João e Natal passam o ano todo enfeitando alguns lugares, fazendo com que sejam vistas em várias épocas do ano. Numa repartição pública que visitei esta semana me deparei com um anjo natalino enfeitando a parede, mas para minha surpresa não é de hoje que ele está lá, fazendo com que sua ação seja atemporal e ultrapasse as barreiras do tempo.
É engraçado como o cuidado aos detalhes geralmente são perdidos pelas pessoas e isso denota vários motivos, mas a preguiça e a falta de percepção são os mais presentes, já que uma simples atitude já resolveria o impasse e deixaria os locais com a cara mais atualizada e não comemorando o ano todo uma festa que tem data certa.
Somos descuidados demais com muitas coisas e o exemplo que falo no texto de hoje serve apenas como reflexão para notarmos quantas ações deixamos esquecidas e que terminam perdendo a funcionalidade e uso. Uma pilha guardada pode oxidar, uma limpeza não realizada destrói com mais facilidade os objetos e bens materiais que possuímos, uma revisão mal feita no carro pode acabar com o nosso motor e nos causar prejuízos bem maiores.
Atemporal deve ser a nossa percepção para tudo isso e principalmente para os cuidados necessários com o nosso mundo e com nós mesmos, pois estamos inseridos nesse grande contexto de situações passadas, presentes e futuras e disso não podemos fugir. De alguma maneira iremos sofrer pelo nosso descaso e não precisamos ficar esperando por uma hora adequada para realizar ações pequenas e que nos ajudam muito a ser mais efetivos em tudo que realizamos.
Quanto mais acumularmos ações incompletas ou adiarmos as mudanças necessárias, ficaremos com a terrível sensação de acúmulo desnecessário, onde nem tudo nos agrada e mesmo assim ficamos andando com a pedra no sapato, nos ferindo e incomodando nas nossas trajetórias mais inovadoras e que ficam no meio do caminho por falta de um pouco do nosso cuidado.
Esqueçam os enfeites desnecessários e usem somente o que é adequado para as suas vidas. Comemorem a festa da vida no tempo certo e de forma grandiosa, sem lembranças desnecessárias e com o brilho da novidade.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...