domingo, 26 de janeiro de 2014

Museu de Arte Sacra de Olinda

Muitas vezes tinha tentado visitar o Museu de Arte Sacra de Olinda, mas ele sempre estava fechado nos finais de semana, dificultando minha passagem por lá. Finalmente tive esta oportunidade nesta semana e pude comprovar todos os ambientes do local, que é muito simples, mas tem vários exemplares antigos de imagens e objetos sacros.
A mistura das obras antigas, do século XVIII, são mescladas com itens mais atuais e que mostram a forma brejeira do nosso povo demonstrar a sua religiosidade, pois não é difícil encontrarmos representações bem nordestinas da vida de Cristo, especialmente do seu nascimento, que tem uma sala exclusiva e mostra muitos cenários diferentes para o mesmo fato.
O Museu de Arte Sacra de Olinda fica no Alto da Sé e recebe movimento intenso nas suas redondezas, pois o local é bem visitado pelos turistas que desejam apreciar a bela visão das cidades irmãs, Olinda e Recife, com sua mistura de modernidade e rusticidade, bem presente nos edifícios modernos e nos casarios coloridos que enfeitam as ruas das cidades.
O museu oferece acesso gratuito, onde as obras podem ser vistas nos dois andares que resgatam um pouco da história religiosa do nosso Estado e também do Brasil, pois todas falam um pouco do período do descobrimento e as influências que recebemos de vários povos que aqui vieram para plantar as suas tradições.
Sempre estranhava o museu só ficar aberto de segunda a sexta e agora percebo como a população ocupada perdia com o seu fechamento nos finais de semana. Muitos detalhes interessantes da nossa cultura podem ser conferidos no local e enriquecerem ainda mais o passeio na cidade histórica, que nos dias de folga conta com impressões da arquitetura, culinária e lojas de artesanato. Os museus da cidade de Olinda ficam praticamente todos fechados nos finais de semana e cito como exemplo o Espaço Tiridá, Museu do Mamulengo, que traz vários e ricos exemplares dos nossos bonecos, usados em festejos e em peças teatrais.
Quem está de férias ou tem folgas diferenciadas, pode até conferir, mas a grande maioria dos mortais fica de fora dessa regra e termina não aproveitando o que realmente é bonito de ser ver e que enriquece a nossa cultura. Cada espaço da cidade de Olinda traz grandes momentos da nossa história e mostra como a nossa paisagem é bela e atrativa para os olhos inquietos e mais atentos, que não deixam de lado um bom passeio e nem uma boa dose de aula de história.
Indico a visita e também o registro das belas obras que o local nos apresenta. Olinda fica mais intensa com a sua história unida ao Museu de Arte Sacra, onde cada detalhe talhado em madeira ou em outros materiais, agiganta os nossos olhos para a beleza sem fim da cultura e da diversidade de formas e cores que o homem é capaz de realizar.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...