quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Paciência Zero, Civilidade Inexistente...

Lendo um relato na internet, lembrei das muitas situações que já passei na vida, quando pessoas sem muita educação terminam nos causando problemas ou até nos constrangendo sem motivo algum, simplesmente pela falta de direção e por não conhecerem o significado da palavra "Civilidade".
Encontrei no Facebook o relato da fotógrafa Maíra Erlich que ao realizar um trabalho na cidade de Caruaru foi agredida pelos responsáveis do buffet Maria José Recepções, quando por motivos banais houve um desentendimento na porta da cozinha, causando um mal estar muito grande para os proprietários do buffet, para os noivos e, principalmente, para a fotógrafa.
Tudo poderia ter sido resolvido com um "Por favor..."
Quando li o relato não acreditei que algo pudesse ter acontecido por tão pouco e que as pessoas ainda percam tempo com tantas besteiras, criando situações do tipo por pura falta de organização mental na hora de realizar procedimentos ou de lidar com gente. Aliás, gente é o foco principal para quem trabalha com recepções e eventos, pois devem  estar preparados para situações das mais diversas, onde cada um tem uma opinião e podem, em algum momento, tomar uma atitude incorreta para os padrões da casa e com isso gerar um mal entendido, que não precisa de briga para ser resolvido.
Imagine se todos os problemas ocorridos fossem resolvidos com brigas e discussões?
A fotógrafa, acima de tudo, era uma profissional que estava realizando o seu trabalho e por isso necessitava de todo respeito dos responsáveis do buffet, que não tiveram nenhuma maestria na hora de solucionar o problema e simplesmente "pedir" para que ela não permanecesse num local que era destinado somente para os empregados do buffet.
A forma como as pessoas tem perdido a razão é cada vez mais comum nos dias atuais e terminamos achando que muitas ações tomadas são normais, seja pela constância que existem e fazem parte da nossa vida. Muitas situações que presenciamos terminam sendo incrédulas aos nossos olhos e pensamos sempre na seguinte frase: "Por que isso tudo?"
Ao invés de tantas desavenças, as pessoas deveriam pensar nas atitudes que tomam e que de certa forma comprometem a integridade de muitos e imagem de muitas empresas. O relato que li me fez pensar sobre o ser humano, sobre a convivência e também sobre as relações profissionais existentes no mercado, pois contratamos serviços e nem sabemos se as pessoas estarão aptas para nos prestar um bom serviço. O fato ocorrido deixa em situação ruim o buffet, a fotógrafa e os noivos que tiveram um problema deste tipo justamente numa noite importante e desejada.
As pessoas devem perceber que antes de criar situações de conflito, devem pensar nas consequências que aquilo pode causar, pois direitos todos nós temos e podemos cobrar a justiça a qualquer hora. Uma festa, quando organizada, reflete o sentido de harmonia, preparo, detalhismo e, principalmente, de educação, pois os cerimoniais e pessoas envolvidas buscam proporcionar aos convidados o mais alto padrão de conforto e satisfação, num momento que marca não só a felicidade dos noivos, aniversariantes e afins, mas de todos os convidados que de alguma forma conhecem o histórico das pessoas e estão ali, unidos, para celebrar o momento.
Que ruim quando algo assim acontece, ainda mais com uma fotógrafa conhecida, talentosa e que certamente realizou um trabalho competente, como os demais que já registrou. Infelizmente a marca desta festa foi o constrangimento e isso nenhuma imagem pode explicar, pois a fotografia fica viva na mente e dificilmente será esquecida por quem passou por momento tão ruim.
O buffet é bem estruturado, mas precisa de outras melhorias e estas residem nas atitudes dos seus proprietários que ainda não aprenderam a lidar com a essência maior das recepções, que são as pessoas e as relações existentes entre elas. 

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...