quinta-feira, 13 de setembro de 2012

FITO


Hoje acontece a cerimônia de abertura do FITO 2012 , Festival Internacional de Teatro de Objetos, que acontecerá na casa da Indústria e mostrará apresentações de Naná Vasconcelos e de algumas companhias teatrais especializadas na manipulação de objetos com o intuito de transformar o que aparentemente não teria vida em algo emocionante e cheio de inspiração.
O evento acontecerá na Praça do Marco Zero, de 14 a 16 de Setembro e mostrará uma grande quantidade de atrações, todas com acesso gratuito ao público que desejar ter um pouquinho de diversão no final de semana.
Eu acho todos os tipos de arte interessante, mas confesso que esta me deixou curioso e pretendo conferir as apresentações amanhã e domingo para ocupar o tempo e com isso aprender um pouco mais sobre a arte do teatro e também da capacidade humana, pois não é fácil para um artista conseguir dar vida a objetos, criando sentimentos e sons.
A maioria das companhias que irão se apresentar são estrangeiras e isso demonstra a carência do nosso país neste segmento que é muito praticado na Europa e que lá tem mais tradição. Por aqui ainda estamos dando os primeiros passos, mas já percebo que são largos, uma vez que esta edição é a confirmação de que o evento foi bem recebido pelo público no ano passado, quando nem pude ir e terminei ficando somente na imaginação sobre o que teria acontecido nos palcos.
O SESI é quem promove o evento e isso mostra um grande comprometimento com a cultura e lazer da população, especialmente aos trabalhadores da indústria que irão receber brindes durante o evento, bastando para isso confirmar o seu vínculo empregatício com alguma empresa contribuinte.
Vamos nos divertir e aproveitar o melhor desta festa que promete trazer ótimas atrações teatrais e musicais, onde imperam os mestres da música com objetos, que são o Naná Vasconcelos e o Hermeto Pascoal. Eles conseguem criar sons com objetos diversos e certamente vão mostrar todo o seu talento durante os dias do evento.
Vamos FITAR?

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...