quarta-feira, 30 de maio de 2012

Final de Semana Adorado

O que mais notamos nas redes sociais, além das mensagens desnecessárias, fotografias de mal gosto, notícias fantasiosas e besteirol ao quadrado, são as inúmeras formas de anunciar a sexta-feira e com isso o final de semana, como se durante os outros dias as pessoas não existissem ou não tivessem nada de interessante para realizar.
Toda semana é assim e basta a segunda-feira aparecer para que os lamentos e choros sejam os assuntos mais comentados e curtidos e cada um que use a sua criatividade para exaltar o final de semana e toda a sua falta de compromisso, pois geralmente nestes dias optamos por não realizar atividades que nos comprometam e passamos a aproveitar o tempo vago com aquilo que geralmente combina como descontração, especialmente com horários e ritos, que são geralmente os que mais ocorrem de segunda a sexta, quando temos trabalho, faculdade e tudo esperando por nós.
A criatividade para realizar montagens, charges e outros itens de divulgação é tanta que estas pessoas mereciam um lugar ao sol nas empresas de propaganda e marketing. É muito tempo gasto com uma atividade que poderia ser usada para outros fins mais salutares.
Antigamente quando fiz minha primeira faculdade, eu tinha aula até nos sábados e durante a semana as noites eram preenchidas com uma carga horária pesada que tinha início às 06:45 e se estendia até às 22:30, 05 aulas, inclusive na sexta-feira.
Hoje em dia, na sexta-feira, vão para a faculdade alguns gatos pingados e isso também ocorre na segunda-feira como se o fato fosse decorrente dos excessos praticados no bendito final de semana tão esperado e anunciado. Resumindo, os dias efetivos de aula são de terça a quinta-feira e mesmo assim com um número baixo de participantes.
Na minha sala atualmente temos 35 pessoas matriculadas, mas efetivamente 15 vão costumeiramente às aulas e isso não é só pratica nas escolas, pois na empresa que trabalho o número de atestados médicos só cresce, quando sempre engolem ou a sexta ou a segunda, num nítido movimento em prol do alongamento do final de semana.
Se o final de semana não está sendo suficiente para as pessoas aproveitarem o que precisam fazer, como será, então, o resto da semana que sofre com as baixas de produtividade e de ânimo causados pelo simples fato das pessoas não estarem dispostas a aproveitar a sua vida corretamente e com isso achar que nada mais importa, além de farras, bebedeiras e atividades improdutivas.
Onde vamos parar com tanta alienação?
Sou a favor de tudo, inclusive do descanso semanal, mas confesso que me sinto mal quando passo em casa muito tempo e quando percebo que a vida está passando e, nós, por alguns momentos deixamos de melhorá-la pela nossa inércia e falta de apego ao que é realmente bom e útil.
Que possamos saber dividir os nossos dias e com isso aproveitar cada um de forma organizada e sem comprometer as nossas realizações e percepções, pois se só valorizarmos os dias de ócio, terminaremos criando dentro de nós a certeza de que nós mesmos não somos capazes de realizar algo edificante e esse mal fará parte cada vez mais dos nossos dias já tão comprometidos e resumidos. Se o dia tem 24 horas, vamos aproveitar ao máximo as horas livres e saber dividir o momento certo de trabalho, lazer, descanso e, claro, besteiras.
Afinal, precisamos também do besteirol para que a inteligência seja despertada no momento mais oportuno, pois se ficarmos a vida toda levando a vida de forma solta e sem compromisso, chegará um momento em que ficaremos cansados até de nós mesmos.
Espero que este despertar não aconteça tarde demais...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...