segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Um Sábado Com Mais de 30

O espetáculo "Um Sábado em 30", apresentado pelo Teatro de Amadores de Pernambuco está quase completando 50 anos de existência, mas mostra fôlego de estreia. Notamos a competência de todos os atores no momento que percebemos uma plateia animada e comprometida com o assunto abordado quando, mesmo após 3 horas de espetáculo, a vivacidade ainda continua grande e a casa cheia de gente.
Assim foram as apresentações que marcaram os 70 anos da companhia no Teatro de Santa Isabel e ontem pude ir conferir o encerramento da curta temporada e posso dizer que vivenciei ótimos momentos, tendo a oportunidade de assistir a um enredo bem contado, engraçado e muito bem montado. A trama mostra o cotidiano de uma família na década de 30, quando vários aspectos são mostrados, desde a ditadura militar, coronelismo, abuso sexual, discriminação racial e submissão.
São três atos, de aproximadamente 50 minutos, com intervalos de 10 minutos entre cada um. Atores mais velhos se juntam aos mais novos e fizeram a festa no palco, seja para tratar assuntos sérios ou para brincar com os que são mais leves. Não importa, pois o que vale é a descontração e a comédia consegue isso. Algumas cenas fazem a plateia morrer de rir e são justamente os personagens mais caricatos que conseguem isso.
A peça foi inicialmente dirigida por Valdemar de Oliveira, em 1963; hoje é dirigida pelo seu filho, Reinaldo de Oliveira, que ao final falou emocionado da importância daquele espetáculo para ele e para o grupo, que na sua maioria eram de veteranos.
São vinte personagens e cada um deles tem uma participação ativa na estória e faz com que muitos aspectos da sociedade sejam vistos e percebidos por nós. É engraçado como nada mudou, só houve adaptação. Se compararmos os fatos relatados no enredo, veremos que a sociedade de hoje é do mesmo jeito, só que alguns agentes causadores das situações mudaram de cara, mas não de atitude.
O grupo fará apresentações no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, para compensar a pequena temporada no Santa Isabel. Os preços são populares, o texto também. Vale a pena conferir cada pedaço deste espetáculo de grande significado para o teatro pernambucano.
O Teatro de Amadores de Pernambuco está de parabéns. Aliás, de amadores, eles não possuem nada.

FITO

O FITO precisa de um lugar maior.
O Marco Zero não comporta tanta gente e tantas atrações. Seria bom descentralizar as apresentações e possibilitar mais conforto aos que visitam o evento.
Muitas filas, muita agonia para conseguir um ingresso.
Fui e desisti.
Fica só o registro da multidão que aguardava um ingresso. Eram filas gigantescas e sempre enfrentávamos duas, no mínimo. Uma para pegar o ingresso e outra para entrar.
Era um programa que exigia paciência, acima de tudo.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...