quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

O Encanto da Rita

Rita Ribeiro, agora Rita Benneditto, lançou um novo CD neste final de ano e se manteve fiel ao vitorioso projeto Tecnomacumba, no qual exalta os orixás em ritmos modernos e com muitos arranjos eletrônicos. Embora este novo trabalho seja bem mais suave, a exaltação às entidades do candomblé permanece em praticamente todas as faixas do trabalho e somente nas músicas "Fé", "Babalu" e "Extra" que notamos outro tipo de conotação musical, onde o sincretismo religioso recebe menos ênfase para dar espaço a outros temas.
A cantora se mostra leve e serena neste novo trabalho e faz com que isso seja sentido em todas as canções, pois a afinação e acordes transformam cada audição num momento de grande deleite e contemplação musical. Há quem não goste do seu trabalho, principalmente aqueles que ainda não se acostumaram com a mistura de religiões que o Brasil herdou dos negros e índios, os quais usavam elementos da natureza para realizar os seus cultos e suas oferendas.
Gosto de escutar a Rita Benneditto justamente por isso e acho que ela representa muito fielmente a nossa cultura popular e também as tradições religiosas que a cada dia vão se perdendo por pura falta de apego e de um entendimento mais elaborado dos fatos e de como realmente se criaram e evoluíram com o passar do tempo.
A satisfação de escutar artistas que mostram este tipo de valorização cultural é muito grande e hoje em dia encontramos muito poucos que ainda mostram a cara verdadeiramente para realizar um trabalho que realmente tenha eficácia e possa ser interpretado de forma justa e digna.
Tentar fazer um álbum organizado e que reúna várias nuances musicais é algo que encontramos muito, mas a concretização do que é bom fica mais complicado de se ver.
É por isso que é bem fácil de se encantar com o perfil da cantora maranhense, terra onde o sincretismo religioso é bem forte e sempre contribuiu com muitos exemplares para a nossa vasta seleção musical, onde a mistura sempre é de grande valia e faz com que tenhamos ótimas apresentações, com muita criatividade e ótimas produções.
Bendita Rita!

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...