sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Se a Vida é um Carnaval...

Dizem que o ano só começa após o carnaval e isso tem lá o seu fundo de verdade, já que após o reveillon as pessoas já começam a se programar para as mais variadas festas carnavalescas, sejam elas prévias ou oficiais. Em cidades com Recife e Olinda, isso se torna ainda mais notável e a impressão é de que a festa de agora é ainda melhor que o próprio período carnavalesco, já que não há tanta agitação e acúmulo de gente como nos dias da folia de momo.
A programação do "Carnaval Multicultural do Recife" foi divulgada esta semana e a variedade de opções impressiona. Há festa para todos os gostos e a cidade inteira poderá aproveitar o que o Brasil tem a oferecer em matéria de música, dança e manifestações culturais das mais variadas. Cada baile já começa a divulgar as suas ofertas de música e nos dois que já tive oportunidade de ver, as principais atrações não são pernambucanas e sim baianas. Talvez o pernambucano seja mais aceitável e por isso resolva sempre misturar os ritmos em busca de algo realmente multicultural, mas é difícil na Bahia você encontrar um pernambucano cantando e animando o carnaval de lá.
A valorização da nossa cultura local tem que ser quase imposta e em alguns anos na cidade de Olinda a prefeitura teve que até determinar o tipo de música que era permitido escutar, já que as tradições estavam sendo perdidas com o advento do axé e outros ritmos que nada tinham a agregar ao nosso frevo, maracatu, caboclinhos, ciranda e afoxés.
As fantasias e máscaras já podem ser encontradas em muitos lugares e cada um já começa a planejar a forma de se mostrar nesta festa que é a maior manifestação popular do Brasil e reflete um pouco do nosso perfil, já que somos alegres e muito dispostos a nos fantasiar diariamente de tantas personagens diferentes e com cada uma delas nos apresentarmos ao mundo para realizar o que queremos.
Nosso carnaval é o ano todo e nossa festa não tem fim.
Cada dia encontramos um "Papangu" diferente e as "La Ursas" nos metem medo no trabalho e na vida particular. As flechas que recebemos dos "Caboclinhos" podem até nos ferir, mas é nos tambores do "Maracatu" que acalmamos nossa mente e procuramos viver como numa "Ciranda", levando e trazendo nossas realizações ao ritmo do mar.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...