segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Madonna dos Cachorros

Cada cidade tem suas figuras pitorescas, ou seja, pessoas que habitam as ruas e são dominadas pelo alcoolismo ou loucura e que terminam sendo parte integrante de um contexto que não faria sentido algum se não contasse com a presença delas.
Em Garanhuns tínhamos alguns tipos conhecidos, como "Bode Cheiroso", "Mochila", "Zefa Doida"...
Na minha infância tive muitos sustos com eles e sempre me perguntava como era possível viverem tanto tempo naquela total falta de higiene e sem a devida alimentação. Ainda hoje isso me intriga profundamente. É uma descoberta que a ciência ainda não explicou e meu professor sempre dizia que quando o "Bode cheiroso" morresse queria o fígado dele para estudo. Era inexplicável uma pessoa beber tanto e ainda viver. 
Aqui no Recife, a mais famosa é a "Madonna dos Cachorros", que mora nas ruas do Recife Antigo e anda com a sua legião fiel de cães, de todos os tipos e cores. Com uma mistura de bebida e loucura, ela se tornou figura conhecida, pois sempre está nas rodas de animação do local, usando as suas roupas nada comportadas, independente do clima e da ocasião. 
Madonna é parte de uma realidade que acontece muito nas ruas das cidades, pois sempre haverá pessoas que moram nas ruas e fazem desta realidade o seu modo de viver, seja de forma honesta ou não. Alguns caem na marginalidade e terminam atormentando a vida das pessoas, já que praticam pequenos assaltos e causam medo por onde passam. No caso de Madonna, ainda não vi falarem que ela praticou algum delito, exceto algumas situações onde insiste em tirar a roupa e fazer os seus shows particulares, com muita música, nas redondezas do centro da cidade.
Seus seguranças particulares são os cachorros que não largam um minuto da sua dona e a acompanham para onde ela for. Ali o exemplo de fidelidade é bem claro, pois aquela mulher só oferece carinho para eles e nada mais, sendo este o ingrediente maior do apego que possuem entre si.
Algumas pessoas reclamam que ela maltrata os bichos, mas eu nunca vi isso acontecer. Ela cuida do jeito que pode e como a sua sanidade permite. É complicado cobrar muito de uma pessoa como ela, pois o nível de ajustamento mental está comprometido pela vida e pela bebida.
Ninguém sabe ao certo se ela é bêbada ou doida. Talvez seja as duas coisas, mas algo é bem certo: Madonna tem suas doses de realidade e de humanidade, pois consegue demonstrar em muitos atos que podemos ser importantes mesmo quando a maioria da sociedade nos ignora. Ela consegue destaque por onde passa e algumas vezes a encontramos dormindo nas ruas, tranquila e agarrada aos seus inseparáveis cachorros, que a cada dia crescem em número e gordura, pois a pouca comida que tem é dividida com todos eles, num ato de total desapego e caridade, algo que nem todos praticam com ela. 

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...