domingo, 10 de novembro de 2013

Oficina Brennand

Francisco Brennand é um ícone na arte mundial e passear pelos corredores da sua oficina para visitar o museu que abriga as suas obras e também toda a história da extinta Cerâmica São João, no bairro da Várzea, no Recife, é um deleite sem fim. Suas obras mostram seres esquisitos, mas que nos falam muito; o mais interessante é perceber que o artista se manteve fiel ao seu estilo, mesmo com o passar do tempo, conservando a inusitada e corajosa ousadia de retratar o sensual e fálico em suas obras.
Percebemos muita tristeza e melancolia em várias peças, mas algumas trazem consigo o significado de uma arte extravagante e que nunca será esquecida facilmente. Algumas obras são bem fáceis de serem lembradas e podem ser vistas em alguns espaços públicos daqui da cidade, como as que estão no Aeroporto, Marco Zero e no Shopping Recife. 
Lá funciona a fábrica de cerâmicas que leva o nome do artista e o processo de fabricação é bem artesanal, tendo um acabamento bem rústico e que demonstra bem os métodos utilizados para oferecerem ao público uma cerâmica de qualidade, mas com um toque de exclusividade que somente lá é possível ser encontrado. 
Cada peça é assinada e datada e isso é bem característico da arte do Francisco Brennand, o que formaliza ainda mais a sua personalidade e preocupação cronológica em mostrar que a sua arte é atemporal e não envelhece com o passar dos tempos.
O local é dividido em vários espaços e alguns não podem ser fotografados, como é o caso do salão que abriga as obras que foram pintadas pelo artista e que mostram o outro talento, além da escultura. As obras geralmente são grandes e ficam bem em jardins e edifícios. É quase impossível imaginar algumas delas em ambientes pequenos, exceto se forem as esculturas menores ou objetos de decoração.
O jardim de entrada nos apresenta pássaros, entidades, santos, animais, frases e muitos outros devaneios do artista para mostrar que a sua arte rompe barreiras e pode ser vista de várias formas, conseguindo dar um entendimento diferente a quem observa e participa de todo o contexto. É difícil não se envolver com tudo aquilo que encontramos lá e voltar para casa com todas as maravilhas na mente é como ficar cativo de tanta história e beleza. 
Mais uma opção de lazer que o Recife abriga e que merece ser visitada por todos nós...










Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...