segunda-feira, 19 de abril de 2010

Todo dia era dia de Índio

Hoje comemoramos o dia do índio, sendo bom lembrar que os primeiros habitantes do Brasil possuem hoje muitas dificuldades para se manterem vivos e preservar a sua cultura que com o passar dos anos foi se perdendo em meio as tecnologias e ao descuido com as tradições indígenas.
Muitos índios hoje vivem das ajudas governamentais e possuem suas terras exploradas por pessoas que não possuem intuito nenhum na sua preservação. Muitos já se tornaram cidadãos comuns e fazem o papel inverso do que pregavam até pouco tempo, vendendo suas terras e deixando de lado o pouco da cultrura que sobrou na sua linhagem.
Perto de Garanhuns, cidade onde nasci, existia uma tribo na cidade de Águas Belas e quando fui visitar o local com um grupo escolar fiquei decepcionado com a total falta de identificação que existia entre os índios que vi e os que nos livros eram estudados. Eram para mim pessoas comuns e a única diferença é que possuíam cabelos mais lisos que os meus e um tom de pele avermelhado parecido com um bronzeado daqueles que conquistamos com um sol ameno e constante.
Hoje em dia, após mais de 20 anos dessa visita, imagino como esta tribo deva estar...
Outra vez fui para uma trilha em Barra de Camaratuba, na Paraíba, e num dos caminhos que seguimos entramos numa tribo muito pobre e cheia de necessidades básicas, mas notei que os índios estavam mais interessados em pedir esmolas do que viver pelos próprios meios, seja vendendo sua arte ou plantando seus alimentos.
Esses faziam a linha "Coitadinhos e Cheios de Filhos" e isso era muito preocupante, uma vez que eram muitas crianças por família e a faixa etária dos pais era muito jovem, mostrando que a ociosidade era a causa de tanta desordem no planejamento familiar.
Será que os problemas que os nossos índios vivem hoje não estão ligados a isso? Será que eles não estão esperando demais ao invés de se tornarem os guerreiros que sempre idealizamos nas nossas histórias?
Que o Dia do Índio tenha um significado realmente especial para todos nós brasileiros e que os homenageados do dia se sintam brasileiros e não indígenas, somente.
Devem ser: Índios Brasileiros.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...