quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Gal Eletrônica

Gal Costa lançou nesta semana o seu mais novo CD, Recanto, totalmente composto por Caetano Veloso e com toques eletrônicos. Alguns mais agitados, outros nem tanto. Em algumas faixas a voz afinada da cantora se perde nos arranjos desencontrados e que não combinaram muito com o seu estilo. A melhor faixa que achei foi "Miami Maculelê", que é uma mistura de música eletrônica e funk. Um show de sons em perfeita harmonia com a voz da cantora que teve em alguns momentos tratamento digital para ficar meio robótica.
Os ritmos são sempre essenciais para as músicas e quando há uma ousadia destas, o público pode receber de várias formas e dar as suas diferentes opiniões sobre o que o artista demorou meses para concretizar. Eu até gostei e mais feliz fiquei porque Gal Costa lançou algo inédito, inovador. Já estava cansado da mesmice dos seus shows e confesso que até dormi em um deles, em 2007, quando ela se apesentou para uma plateia tímida, mas ávida por novidades.
Esse trabalho lembra um pouco o CD "Aquele Frevo Axé" lançado em 1998 e que também trazia na sua essência vários acordes eletrônicos, mas bem mais envolventes e agradáveis, fazendo com que a paixão fosse imediata.
No CD Recanto a paixão não é imediata, até porque tudo é muito fora da realidade da cantora que nunca tinha ousado tanto nos seus trabalhos. Eu teria achado melhor se ela tivesse feito como a Jussara Silveira que lançou um CD espetacular há alguns anos, também recheado de arranjos eletrônicos e cheios de ritmo.
Neste CD falta isso: O Ritmo.
A impressão em alguns momentos é que a cantora vai parar de cantar, pois algumas melodias pecam na continuidade do ritmo e deixam as frases sem muito sentido. A música para nos encantar precisa irradiar a nossa mente e preencher o nosso corpo com toda a harmonia que for possível. O máximo que o álbum Recanto consegue é nos fazer prestar atenção nas batidas eletrônicas e de uma forma agoniante tentar encontrar uma ligação entre este ritmo e a voz de Gal Costa.
Vou continuar procurando e quando encontrar aviso...
Li que ela estava sendo apelidada de Lady Ga Gal por causa do CD, mas ainda não encontrei essa justificativa, pois enquanto a cantora desvairada internacional tem um ritmo bem mais agitado, esta nos deixa ficar parados com muitos, muitos barulhos na mente.
Vou ficar no meu recanto escuro e escutar mais um pouco, quem sabe eu descubro essa semelhança.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...