terça-feira, 3 de junho de 2014

Atenção Para Escutar

Ouvir é um dom que nem todos possuem e hoje em dia se torna cada vez mais raro, já que as pessoas buscam um atropelamento constante na comunicação e perdem a paciência quando recebem instruções ou informações sobre diversos assuntos. O ruim é que depois ficam com a cara mais lisa do mundo perguntando a mesma coisa ou até dizendo que não receberam tais registros anteriormente.
Prestar atenção é algo bem fácil e se pararmos para analisar esta prática, veremos que ela é a chave de muitas situações que vivemos, pois se estivermos sempre atentos ao que nos cerca, ficaremos com grandes possibilidades de realizar as mais diversas atividades com eficiência e muita sabedoria, sem ter que ficar com dúvidas ou perguntando o óbvio e já dito.
Repetir muitas vezes uma instrução é algo que faz parte da vida das pessoas que trabalham com educação ou treinamentos, mas fazer isso para uma única pessoa demonstra dois aspectos: ou a comunicação está falha, mal explicada ou o ouvinte não cumpriu o seu papel e tornou o diálogo algo banal e desprezível.
Fazer cara de paisagem quando recebemos alguma informação é uma atitude que compromete o nosso aprendizado e faz com que algumas vezes o sentido de muitos atos seja perdido e não chegue ao seu objetivo real, já que muitas informações são importantíssimas para que o sucesso seja alcançado e possa realmente contribuir para as nossas vidas.
Na ânsia de falar ou mostrar a sua opinião, algumas pessoas terminam nem escutando a dos outros, quando esta será de grande importância para a formalização dos seus desígnios. Se nossa certeza depende de dados ainda não coletados, por que desprezá-los no meio do caminho e causar uma grande tormenta?
Isso é atitude ruim e que muito compromete a nossa vida, uma vez que a nossa chance de realizar atividades erradas é bem maior do que imaginamos e termina fazendo com que muitas interferências ruins sejam causadas, quando na verdade nem deveriam existir se pequenos olhares ou ouvidos atentos estivessem prontos para a simples atividade da atenção e do aprendizado, algo que diariamente nos persegue e nem sempre damos a atenção devida.
Atenção aos detalhes, ao que escutamos, ao mundo...
Isso nos ajuda muito, tenham certeza disso.

"Atenção para escutar... O que você quer saber de verdade?"

Citação: Música "O Que Você Quer Saber de Verdade", Marisa Monte

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...