quinta-feira, 3 de junho de 2010

Cosme e Damião

"Cosme e Damião, vem comer seu caruru...
Cosme e Damião, vem que tem caruru para tu..."
Os santinhos das crianças, com toda a sua alegria e doçura, me fazem refletir hoje sobre a forma como deixamos de olhar o mundo como se fôssemos crianças e com isso perdemos a pureza que faz parte de cada um de nós, mas que fica esquecida no nosso inconsciente por falta de empenho nosso e também de descuido com os nossos princípios mais infantis e singelos.
Tenho na minha mesa de trabalho a imagem dos santinhos que ganhei de uma amiga muito querida e saibam que quando procuro ter um pouco mais de inspiração sobre o nosso papel no mundo, procuro observar os dois irmãos gêmeos que representam a pureza de um olhar sem pecado e que muito deve ser buscado por cada um de nós.
Em Garanhuns, na minha infância, era comum as festinhas de Cosme e Damião, onde recebíamos vários doces para alegrar ainda mais os nossos dias e com isso fazer com que nos sentíssemos mais crianças do que já éramos. Eram momentos de grande satisfação e quando os adultos nos ofertavam os doces, diziam: " Foi presente de Cosme e Damião".
Os santos tem seu dia em 27 de Setembro e aqui em pernambuco existe a igreja mais antiga do Brasil, em Igarassu, que foi construíuda em homenagem a eles e até hoje guarda as imagens no seu altar com toda a magnitude que poderiam ter.
Não há como negar que eles nos inspiram para coisas boas, para atitudes serenas e cheias de pureza.
Ofereçam um pouco de doçura aos seus semelhantes e saberão que a vida é realmente bela e merece ser vivida com grande satisfação.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...