terça-feira, 24 de novembro de 2009

Delícias do Mar

Buscando algumas fotos nos meus arquivos, encontrei esta que me fez lembrar um final de semana na Praia de Gaibu há dois anos. Foi um final de semana cheio de sol e de delícias também, pois pude provar algumas iguarias marinhas com tempero bem regional.
É impressionante o sabor dos peixes que são vendidos nas praias, pois ficam com um sabor realmente diferente e inesquecível. Eles ficam crocantes por fora, mas macios por dentro. O sal fica no ponto certo e o dourado da casca com um tom diferenciado.
Observando a dona do bar em que provei este peixe, vi algumas situações que podem justificar o sabor do peixe, que são: o óleo é saturado, vários tipos de peixe são fritados numa mesma frigideira grande e ardente, o tempero é simples, o peixe é novinho.
Geralmente os peixes que encontramos nos supermercados é congelado e isso é um fator relevante para o sabor, uma vez que ele perde as características naturais, se comparado a um peixe que é pescado e consumido no mesmo dia.
Há também o fator primordial para o sabor, que é a conjunção de fatores que na praia encontramos e nas nossas casas não estão presentes, que são: sol, areia, bebida gelada e relaxamento.
Em casa, seguimos um ritual para fazer nossa alimentação e na praia deixamos que todas as regras sejam quebradas e buscamos ter satisfação no momento de descontração e deleite, onde as pessoas buscam diversão e, de quebra, consumem bebidas geladas para hidratar e um peixinho para deixar o clima ainda mais empolgante.
Talvez o segredo do peixe ficar tão saboroso seja a forma como o desejamos, como o buscamos na praia e como ele combina com todo o ambiente e com o nosso desejo.
Em casa nos preocupamos com o cheiro que ele deixa na cozinha e esquecemos do seu sabor.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...