
É impressionante o sabor dos peixes que são vendidos nas praias, pois ficam com um sabor realmente diferente e inesquecível. Eles ficam crocantes por fora, mas macios por dentro. O sal fica no ponto certo e o dourado da casca com um tom diferenciado.
Observando a dona do bar em que provei este peixe, vi algumas situações que podem justificar o sabor do peixe, que são: o óleo é saturado, vários tipos de peixe são fritados numa mesma frigideira grande e ardente, o tempero é simples, o peixe é novinho.
Geralmente os peixes que encontramos nos supermercados é congelado e isso é um fator relevante para o sabor, uma vez que ele perde as características naturais, se comparado a um peixe que é pescado e consumido no mesmo dia.
Há também o fator primordial para o sabor, que é a conjunção de fatores que na praia encontramos e nas nossas casas não estão presentes, que são: sol, areia, bebida gelada e relaxamento.
Em casa, seguimos um ritual para fazer nossa alimentação e na praia deixamos que todas as regras sejam quebradas e buscamos ter satisfação no momento de descontração e deleite, onde as pessoas buscam diversão e, de quebra, consumem bebidas geladas para hidratar e um peixinho para deixar o clima ainda mais empolgante.
Talvez o segredo do peixe ficar tão saboroso seja a forma como o desejamos, como o buscamos na praia e como ele combina com todo o ambiente e com o nosso desejo.
Em casa nos preocupamos com o cheiro que ele deixa na cozinha e esquecemos do seu sabor.