terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Engorda?

O que engorda realmente não são os alimentos verdadeiros, mas sim os que a industrialização descontrolada nos vende diariamente, mascarados com carinhas inocentes e com tabela nutricional aquém da realidade, já que nunca é informado ao certo o teor de nutrientes e de calorias. 
Se comprarmos um pacote de biscoitos e observarmos a infame tabela, perceberemos que ela geralmente corresponde a 02 ou 03 biscoitos e não a sua totalidade. Se soubéssemos o quanto os pacotes de alimentos são assustadoramente recheados com gorduras e açúcares, ficaríamos pensando duas vezes antes de comprar a bomba que nos engorda.
Se tomarmos um café da manhã adequado, consumirmos no almoço somente o que é nutritivo e jantarmos de forma moderada, nosso peso fica estável e não há necessidade de ficarmos pensando constantemente nas variações da balança e no crescimento das nossas gordurinhas localizadas e também no KLB (Ki Lapa de Bucho).
Eu emagreci muitos quilos somente evitando refrigerantes, o vício do rodízio de pizzas, pipocas fritas no óleo e muitos outros itens errados que estava consumindo de forma descontrolada e em horários errados.
Agora tenho horário para comer, só como o que é bom e não passo fome, já que continuo comendo de tudo, com moderação e de forma humana, deixando o meu lado animal para o passado.
A única coisa que cortei totalmente foi o refrigerante, mas o resto estou comendo normalmente, seja em menores porções ou de vez em quando, mas comendo.
O que acaba conosco é o olho grande e a maneira desmedida de ficar achando que tudo é possível em relação aos alimentos. Não pratico exercícios físicos e meu sedentarismo é quebrado quando, algumas vezes, faço uma trilha, ando de bicicleta ou caminho no meu bairro.
Mudei a alimentação e passei a comer feijão, arroz, carne, ovos, pães, frutas e verduras diariamente, mas sempre me preocupando com a quantidade e tomando as devidas preocupações para não engordurar a comida indevidamente com os molhos variados, que terminam sendo os nossos vilões maiores.
Sim, como bom Pernambucano e Nordestino, como farinha, queijo de coalho, queijo de manteiga, inhame, macaxeira, cuscuz, carne de sol, charque e tudo que é bom do nosso cardápio regional. Continuo comendo meus doces caseiros e afastei de mim os chocolates, que são os que só trazem gordura ao invés de energia. Na verdade nunca gostei muito de chocolates e o único que me atrai é o Ouro Branco, pois lembra os presentinhos que minha mãe me dava quando ela viajava.
Estou treze quilos mais magro e me sentindo bem assim. Taxas controladas e satisfação também, pois muitas roupas que nem faziam mais parte do meu cotidiano, agora estão precisando de um ajuste. Elas ficaram grandes demais para mim. O espelho agradece.
O efeito sanfona atinge muitas pessoas, mas não é nada complicado contê-lo e basta ter um pouco de paciência e determinação para que tudo seja visto de uma forma diferente e possa refletir no nosso corpo e no bom funcionamento de todos os nossos órgãos, que de tão sobrecarregados com os nossos excessos, ficam dando sinais de indisposição e envelhecimento precoce.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...