terça-feira, 5 de junho de 2012

Uberlândia

Uberlândia é uma cidade bem próspera e repleta de oportunidades, onde as ruas bem planejadas e o trânsito organizado fazem a alegria dos visitantes que ali vão. Estive nesta cidade no início desta semana para resolver alguns assuntos do trabalho, mas tive um tempinho livre para conhecer um pouco do seu movimento que é intenso e em alguns momentos similar ao de uma capital. 
A cidade possui características de grande desenvolvimento, contando com hotéis de porte significativo, shoppings, comércio variado, diversão e muitas churrascarias com música sertaneja, que é o ritmo mais tocado nos locais que encontramos. Numa passagem breve pelas redondezas, pude perceber que a cidade está crescendo para outras áreas e perto do aeroporto podemos já encontrar alguns condomínios planejados, assim como a construção de um novo shopping. O que achei estranho é o sotaque dos mineiros que engolem palavras e dificultam a conversa. Se nós falamos arrastado, eles falam agoniados demais. 
Algo que me chamou a atenção é a diversidade de calçados, além dos preços que são bem inferiores aos que encontramos aqui no Recife. Lojas que devem ter as suas fábricas por perto oferecem produtos belos e com qualidade superior. A produção agrícola é bem forte na área e a riqueza dos pastos é bem visível, além dos ricos lençóis de água que existem por lá, que fazem da paisagem algo inesquecível e bonito de se ver, pois tamanha é a fartura e organização dos plantios.
A cidade possui mais de 600 mil habitantes, tem clima ameno, com brisa fria, que sempre nos refresca mesmo quando o sol está forte. O ruim é acordar cedinho num local desses, pois além do frio matinal, o sol demora muito para raiar, algo bem diferente daqui de Pernambuco, quando às 05:30 já temos o dia claro e às 06:30 o sol já está para bronzeado. Não vou nem falar do calor e do abafado, que são totalmente diferentes. 
A sensação térmica é boa e agradável para tudo. Parece com o clima de Garanhuns, que tem estas mesmas características e possibilita mais conforto às pessoas que não gostam muito do calor, como eu. Quem sabe um dia eu volto lá com mais tempo e consigo captar um pouco mais da cidade e descobrir o que ela tem de mais interessante.
Por enquanto estas foram as primeiras breves impressões, porém bem vividas.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...