sábado, 5 de janeiro de 2013

Festinhas Infantis

Uma amiga me convidou para fotografar a festinha de 01 ano da sua filha e fui lá para registrar os momentos e também os detalhes da decoração. O que posso dizer é que não é nada fácil fotografar eventos assim, pois a movimentação de crianças e de pessoas é intensa e todos querem registrar os "seus momentos" do evento, o que causa um certo tumulto em alguns instantes de registros fotográficos.
É bem mais fácil fotografar as viagens que faço ou alguns passeios que realizo dentro do Recife, pois a paisagem formada permite que eu interfira do meu jeito, ao contrário das festas com muitas pessoas, pois cada um tem um ego, uma forma de ver o momento e de buscar um pouco de brilho daqueles instantes que serão eternizados nas imagens que ficarão registradas.
Consegui um bom resultado e desde o início ela sabia que eu não era nenhum fotógrafo profissional e nem trabalhava com máquinas profissionais, mas mesmo assim deu para proporcionar a todos alguns momentos de muita alegria e satisfação. Ao final de tudo fiquei com uma sensação de que faltava algo e percebi que o que faltou foi a minha iniciativa em alguns momentos para perceber mais a loucura das festinhas infantis e interagir com elas de uma maneira que as imagens sejam mais alegres e tragam a essência da festa e de todos que lá estavam. 
Pessoas são diferentes de plantas, de monumentos e isso é notado porque todas pensam e fazem poses diferentes a cada minuto, enquanto as outras ficam estáticas e, portanto, oferecem mais facilidade para a fotografia. Fotografar este tipo de evento exige disposição, atenção e muita cautela, pois se assim não for, as imagens ficarão sem a beleza do momento e não retratarão o que é mais presente nestes momentos, que é a felicidade das pessoas e toda a mostra de dedicação que tiveram na concretização de um evento que consome meses de preparo, seja nos detalhes ou nos bolsos, já que não é nada barato montar uma festa com os requisitos necessários para animar a garotada que deseja sempre novidades e busca a diversão acima de tudo e de todos.
A aniversariante tinha apenas um aninho, estava meio confusa com a festa e acredito que os adultos aproveitaram bem mais o momento. Os registros mais precisos foram nos momentos de descontração, de brincadeiras e foram nessas fotos que percebi como é importante captar a vida das pessoas nas imagens. Somente assim elas ficam realmente bonitas e com um brilho diferenciado nos olhos.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...