segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Gambito Budapeste

O novo álbum da Nina Becker, agora em parceria com o Marcelo Callado reflete o espírito da cantora e mostra arranjos mais incrementados e menos suaves do que os álbuns anteriores, quando o ar intimista dava o tom às músicas. São treze faixas bem escolhidas e bem cantadas, ora por um, ora pelos dois. A voz da Nina fica mais evidente na maioria das faixas e o Marcelo aparece também para dar uma maior sonoridade ao álbum que foi lançado neste mês e coroa mais uma vez a carreira desta cantora que tem feito boas promessas musicais no cenário brasileiro.
Nina tem voz suave e que combina com músicas sutis. Ela não ficaria bem lançando um CD com músicas mais intensas e o seu estilo está bem adaptado ao que ela nos mostra e que fica bem evidente em cada faixa. Destaco a faixa "Blues", que é um canto de amor embalado numa rede, lembrando as canções nordestinas pelo contexto da letra que é bem brejeira e cheia de chamego.
Quando fazemos algo em parceria com alguém, temos que saber que a união deve fazer a diferença e não mostrar as diferenças. É isso que percebemos neste trabalho, pois as vozes parecidas dos dois cantores são o ponto forte de cada faixa e contam com a ajuda de arranjos suaves, com toques eletrônicos e bem sonorizados, onde as cordas são as mais presentes e em algumas faixas a bateria também mostra o seu fundamento.
A música "Futuro", num significado reverso, lembra as canções de antigamente e que falavam de mudanças, seja pelo tom retrô dos arranjos ou pela forma de cantar. Esta faixa é totalmente cantada pelo Marcelo Callado e demonstra a afinação que ele tem para acordes mais dissonantes e com alardes grandiosos.
É um CD para escutar com calma e a compreensão e gosto não aparecem num primeiro momento. É preciso entrar no clima das sonoridades e com isso ir percebendo cada letra para entender que o universo criado pelos artistas é bem maior do que possamos imaginar e esperar. Adoro novidades musicais e fico satisfeito quando encontro trabalhos tão bem elaborados e que conseguem unir forças musicais tão boas como foi o caso da dupla Nina e Marcelo. As competências musicais dos brasileiros não param de ter possibilidades e este trabalho só mostra isso com toda a intensidade que temos acesso.
Escutem, degustem, saboreiem o CD e façam bom proveito dele.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...