domingo, 16 de dezembro de 2012

Serra Negra

Ontem o dia foi de aventura na Serra Negra, município de Bezerros, quando, juntamente com alguns amigos e amigas aventureiras desfrutamos de um dia marcado pela superação e esforço físico, já que a região está muito afetada pela seca e a paisagem se torna árida, tornando o clima seco e muito quente. O bom é que a partir das 16:00h o clima melhora muito e os ventos fortes começam a fazer parte da paisagem que deixa qualquer pessoa maravilhada com as belas imagens.
Logo cedo saímos do Recife e numa rápida parada em Gravatá, desfrutamos de um café da manhã regional e reforçado para nos energizar e possibilitar que a nossa disposição fosse perene durante todo o dia. Iniciamos nossa caminhada com um breve alongamento e depois seguimos, tendo a possibilidade de ver algumas das lindas casas que existem por ali, já que o clima de montanha atrai muitas pessoas que desejam ter um pouco de paz nos finais de semana. Chegamos em uma caverna, onde fomos recepcionados por uma imagem do Cristo redentor e logo após pelo Padre Cícero, que é uma personalidade querida pelos nordestinos, embora ainda não tenha se tornado santo oficialmente. 
As paisagens são as lembranças maiores que tive do dia de ontem, seja das montanhas ou da vegetação seca, triste e empoeirada que nos recebeu, pois era difícil encontrar algo verde e as poucas coisas que encontramos se destacavam da paisagem como se fossem irreais diante de um cenário tão desolado. Encontramos vários cachorrinhos durante o trajeto e por incrível que pareça o mais bravo era um pequenino que nem tamanho tinha para nos meter medo. Poucos animais ainda resistem e a maioria deles são as cabras e bodes, que já são acostumados a viverem em ambientes secos do sertão pernambucano.
Uma paisagem linda e que escolhi para ilustrar o texto de hoje, foi a que fica no Mirante da Carambola, pois a sensação de liberdade era incrível e fazia com que todos os visitantes do local ficassem com aquela bela recordação na mente e nas máquinas fotográficas. Encontramos uma árvore apelidada de "Casamenteira", que segundo dizem, tem o poder de conceder a graça do casamento aos que provam das suas folhas ou simplesmente a tocam. Verdade ou não, muita gente ficou afoita para comprovar o seu poder.
Após a caminhada, fizemos uma tirolesa e um rapel leve numa pequena montanha de pedra e mais uma vez superamos os nossos obstáculos, especialmente eu que fiquei com um pouco de medo quando cheguei lá em cima e vi aquele mundo de terra e de vento na minha frente. A visão era linda, mas o medo nos fazia deixar de olhar para baixo e nos concentrar somente nos pés, que tinham que ser precisos e certeiros, evitando algum escorregão desnecessário. 
O Restaurante Delícias da Serra nos serviu um perfeito arrumadinho e um peixe assadinho que estavam deliciosos. Uma ótima forma de compensar o desgaste do dia que foi fechado com um brinde e com uma amigo secreto com os aventureiros que ali estavam. 
Perfeita combinação de integração e aventura. Estava precisando mesmo, pois há quase um ano que não fazia estas atividades e confesso que já estava com saudade de sentir toda esta emoção.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...