terça-feira, 27 de março de 2012

Colorido nas Ruas

As cidades guardam em si grandes diferenciais e sempre gosto de observar a forma como cada lugar ilumina os seus pontos turísticos com cores, preservando os monumentos que ali existem. Aqui no Recife, um lugar que sempre me chama a atenção é a Rua da Moeda, no bairro de Santo Antônio. Reduto de artistas, abriga muitos bares alternativos e uma população antenada e que gosta de se vestir e se comportar diferentemente.
Algo que é bem característico na área não são as cores uniformes das casas, mas sim os grafites que enfeitam as paredes do local e remetem aos mais diversificados desenhos abstratos e reais que nos fazem refletir ou até sorrir devido ao colorido e variedade de informações que nos trazem. Alguns são lindos, verdadeiras obras de arte, e contemplam cores e formas só encontradas em trabalhos bem elaborados de desenho contemporâneo.
Outros são simples, verdadeiros, e demonstram, na sua grande parte, memórias e estados de espírito dos seus criadores. É um acervo, que se for bem preservado, contará com a história das pessoas que ali circulam e mostrará aos visitantes muito mais do que um monte de desenhos nas paredes antigas dos casarões abandonados ou mal conservados.
Talvez seja uma forma de esconder o descaso que muitos prédios estejam passando, pois algumas construções são belíssimas, enquanto o estado de preservação é precário e requer ajustes profundos para trazer de volta a sua grandeza e esplendor. Alguns desses prédios estão sendo conservados e restaurados para trazer de volta a vida ao Bairro do Recife, onde cada casa conta uma história diferente e mostra o quanto era rica a nossa arquitetura nos tempos antigos e que datam do início da nossa colonização.
Aqui no Recife a conservação ainda é muito boa, mas em Salvador este item está péssimo e precisando de ajustes profundos. Fui há algum tempo na no pelourinho e verifiquei que algumas igrejas belas e que foram palco de vários cenários em filmes, estão em precárias condições e em alguns lugares faz até medo circular em qualquer hora do dia, imagine da noite. O Recife Antigo tinha esta característica há alguns anos e hoje mudou um pouco o perfil, pois os vários eventos que ali residem e que trazem vida nova ao bairro, estão conseguindo fazer ressurgir das cinzas o que antes era obscuro demais para abrigar alegria e atrair pessoas.
Como exemplos dessas mudanças, podemos citar algumas ações que foram feitas por ali, como o Domingo na Rua, Livraria Cultura, Shopping Paço Alfândega e vários eventos que acontecem no Marco Zero e redondezas que deram nova vida ao bairro mais charmoso da cidade.
Viva a cor do Recife Antigo.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...