domingo, 20 de janeiro de 2013

Beleza Indomada

A Praia da Várzea do Una, em Pernambuco, preserva todas as características originais e por não ter acesso fácil, termina sendo uma boa opção para um passeio contemplativo das belezas do nosso litoral. Foi na região que foram feitas cenas da novela "A Indomada", numa praia vizinha, a Praia do Porto. 
Para chegar lá é necessário ir até o vilarejo da Várzea do Una, que fica perto de São José da Coroa Grande. Pode-se ir de carro ou à pé e isso depende do espírito de aventura de cada um. Eu fui à pé da cidade de Barreiros até a Várzea do Una e posso dizer que o passeio nos proporciona ótimos momentos de contemplação da natureza e nos presenteia no final com uma praia deserta e tranquila.
Atravessar o Rio Una de barco e verificar os manguezais e pequenos caranguejos que ficam nas margens do rio é bem interessante, pois percebemos como o ecossistema é bem organizado e faz com que a natureza se renove a cada momento. Vi nas margens do rio, pela primeira vez, alguns carcarás, aves famosas no sertão, carnívoras e de grande beleza.
Contemplar a natureza tem dessas coisas, pois podemos verificar tudo de belo que temos ao nosso dispor e como é rica a nossa diversidade natural, onde podemos encontrar vários exemplos de animais, vegetações e perceber como ainda temos paraísos para serem aproveitados. Espero que o turismo no local continue do jeito que está, simples e sem muitas agonias, pois somente assim a área ficará com o aspecto que hoje tem e que mostra muita preservação e natureza quase intactas.
Basta andar um pouco que encontraremos a movimentada Praia de São José da Coroa Grande, local de grande concentração turística e ainda mais nos períodos de férias e verão. O que encontramos no vilarejo da Várzea do Una é um pequeno museu que conta a história do local, seus personagens mais pitorescos e vestígios dos animais e natureza. 
Os restaurantes são simples, porém com comida gostosa e a maioria a base de peixes e crustáceos. Almocei no restaurante "A Indomada", que faz alusão à novela famosa e tem cardápio variado, mas com muita simplicidade. Nunca tinha comido aratu, que é um crustáceo e esta foi mais uma descoberta no dia de hoje que contou com uma caminhada leve, mas sufocante devido ao sol forte que hoje nos guiou e fez com que o passeio fosse bonito e cheio de belas paisagens para o desfrute do grupo de 30 aventureiros que estiveram na trilha de hoje.
Um local para visitação e contemplação. Aproveitar a simplicidade e calmaria de lá é indispensável para quem quer fugir da rotina estressante das grandes cidades. Sem dúvida, uma ótima opção de turismo para conhecer um pouco mais do Estado de Pernambuco, que é tão belo e nos proporciona tantas alegrias.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...