terça-feira, 24 de junho de 2014

São Frio João

Em Garanhuns as tradições juninas se perderam um pouco e a cidade não oferece mais as atrações musicais que antes eram bem características da época e acredito que a proximidade de Caruaru tenha criado esta situação, que teve como agravante a falta de cuidado das administrações públicas e da população, permitindo que isso ficasse da forma como está. 
Se não temos mais atrações, festas na rua, quadrilhas nos bairros, palhoção e muitas outras opções de divertimento, ficamos com a mais singela, e mesmo assim especial, que é ficar em casa, ao redor da fogueira, jogando conversa fora e assando milho. Fiz isso ontem e confesso que o calor da fogueira me fez lembrar meus tempos de criança, quando brincava com meus irmãos e primos na rua ainda pouco movimentada e cheia de fumaça, vinda das inúmeras fogueiras que deixavam o ambiente iluminado e com um clima muito agradável, embora o odor na roupa e cabelos fossem um capítulo à parte.
Detalhes...
Não vamos pensar nisso, senão estraga.
Deixando de lado a fumaça, estar na fogueira é muito bom e a cada aumento do fogo, ficamos felizes, ainda mais quando a chuvinha fina aparece e faz com que a festa tenha momentos de altos e baixos, quando ficamos fugindo da chuva e do calor, pois esta mistura de sensações pode nos deixar com uma gripe alérgica sem fim no outro dia, deixando a ressaca do São João bem mais intensa do que imaginamos.
Assei milho na fogueira, embora a aprovação tenha sido baixa, já que acharam que o bichinho ficou um pouco queimado. Ficar assando ninguém queria e sobrou para mim esta calorosa tarefa, que requer cuidado e muita atenção. Foi bom ver o forró tocando nas casas, a garoa fina caindo, o calor intenso do fogo ardendo na madeira, as comidas típicas, os fogos...
A noite de São João é sempre muito boa para quem gosta e valoriza a cultura nordestina, que é tão forte e sempre remete a ótimas situações e divertimentos. Este ano a festa foi ainda maior com a classificação do Brasil para as oitavas de final na Copa do Mundo e isso fez com que o forró fosse dançado com mais intensidade e deixasse a festa com um brilho diferente, já que as bandeirinhas verde e amarelas enfeitavam todos os espaços e firmavam ainda mais a celebração de duas paixões brasileiras, o São João e o Futebol. 

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...