quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Uma Batalha de Verdade

O painel que retrata a Batalha dos Guararapes, através das cerâmicas de Francisco Brennand, trava uma luta bem mais árdua e sem fim contra todos aqueles que não respeitam a arte e a sua conservação. No local onde está, no centro do Recife, ele não recebe o destaque devido e acharia melhor que fosse retirado dali e exposto em um local menos promíscuo, mais limpo e com menos ambulantes.
O que se nota são inscrições indevidas numa das obras mais importantes do artista e não há sequer uma grade de proteção que impeça a ação dos vândalos e mal educados que insistem em fazer do local um sanitário nas horas de aperto ou de safadeza mesmo.
Fico envergonhado todas as vezes que passo por lá e acho que da forma como está, o painel durará pouco e em breve mostrará uma batalha vencida onde as quebras e perdas serão irreparáveis para todos nós e principalmente para o patrimônio histórico da cidade do Recife. Já foram feitas várias reformas, mas terminam deixando a bagunça tomar conta do local, que não tem estrutura adequada para receber uma obra daquela proporção. Talvez tivesse quando foi construída, há muitos anos e quando o Recife ainda não era essa loucura de hoje e nem tinha tantas interferências urbanas que agridem qualquer obra que necessite de cuidados.
A rua está esburacada, retiraram a iluminação e as plantas que protegiam o painel foram arrancadas.
Ele continua lá. Agredido, mas belo.
Não vi pedras arrancadas, mas sim riscadas com tinta. O painel é um lutador contra o tempo e faz bonito ao nome que recebeu e ao poema de Ariano Suassuna que lá está.
Alerta geral, a Batalha dos Guararapes agoniza!!!

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...