sábado, 25 de junho de 2011

Açassinano o Portuguêis

Ontem fotografei esta barraca de cachorro quente e o que me chamou a atenção foi a forma como as palavras foram escritas, uma vez que foi usada uma linguagem bem parecida com a que as pessoas utilizam para se comunicarem na internet, o que eu acho muito errado.
Errado porque as pessoas perdem a noção do que é certo ou errado e terminam adotando a escrita errada como se fosse certa e isso gera uma grande confusão na língua portuguesa, que já vive cambaleada com tantas mudanças. A nova ortografia, por exemplo, é uma afronta ao entendimento e compromete muito a sonoridade de palavras que agora possuem a mesma grafia, mas são pronunciadas de forma totalmente diferente.
Cachorro é cachorro, com C e não com K.
Tudo bem que a placa tem o intuito de chamar a atenção por usar uma linguagem mais descontraída, mas o cuidado com a nossa língua é algo que deve existir sempre, pois se assim não fizermos poderemos perder aos poucos a beleza do nosso idioma, que é cheio de formas diferenciadas e tem sotaques e significados para cada região do país.
Cada vez que temos preguiça de acentuar uma palavra ou a escrevemos de forma errada, perdemos tempo com a prática da nossa escrita e do nosso entendimento e com isso ficamos mais distantes do verdadeiro conhecimento da nossa gramática. Usar um verbo adequadamente, no tempo certo, com todas as suas concordâncias e regências impecáveis não é tarefa somente dos escritores, é nossa também.
Vejo pessoas com um certo grau de conhecimento e com destaque na vida profissional escrevendo barbaridades e pensando que estão fazendo o certo. Algumas vezes perdemos mais tempo tentando entender o errado, quando na verdade o certo é bem mais fácil de ser escrito e falado. Erramos em alguns casos por preguiça e por achar bonitinho ficar falando da uma forma que todos possam nos entender, sem sermos vistos com olhos trocados dentro de um grupo de pessoas.
Há mais discriminação para quem fala certo do que para quem fala errado. É chique ser um erro gramatical nos dias de hoje e o compromisso com a boa leitura e informação não possuem a menor importância.
Eu gosto de buscar sempre escrever certo e se não tenho conhecimento de alguma palavra, vou buscar o significado e com isso aprendo a escrever e sei que jamais esquecerei novamente. Quando nos acomodamos, ficamos mais despreparados e sem chances de apreender a nossa língua, deixando de aprender o que realmente nos importa, que é o compromisso com  o nosso vocabulário.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...