quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O Olimpo

As olimpíadas estão no ar e com ela todas as deusas e deusas disputando as três medalhas possíveis, que são o ouro, prata e bronze. As competições mostram pessoas atléticas, cheias de vitalidade e com um potencial enorme para superar os seus próprios limites, seja na água, na terra ou no ar.
As piruetas e acrobacias são dignas dos grandes espetáculos e a beleza visual das imagens nos impressiona e nos faz perceber que a vida é realmente bela e o bicho homem é um animal realmente capaz de muitas coisas, seja no desenvolvimento das estruturas necessárias para que o evento se torne realidade, seja para lutar por um destaque e ser reconhecido como o melhor do mundo na sua categoria.
Alguns esportes não enchem os nossos olhos, mas outros são fantásticos, como é o caso da ginástica rítmica e do nado sincronizado, que além de exigir vigor físico, cobra dos participantes uma interpretação digna dos maiores espetáculos de teatro, já que ao dançar e nadar os atletas levam ao público uma magia que geralmente não é vista nas outras categorias, quando percebemos claramente a dor e a preocupação.
As olimpíadas surgiram na Grécia para que as pessoas pudessem mostrar as suas habilidades físicas e com isso serem comparados aos deuses do olimpo, que eram perfeitos e tinham corpos esculturais, que, segundo a mitologia, foram conseguidos após muitos exercícios físicos que mostravam a sua superação diante de muitos obstáculos.
Comparando os atletas de cada país, notamos as raças, as potencialidades, a beleza, mas alguns deles mostram algo de diferente, como é o caso do Brasil, que tem pessoas com alturas, pesos e potencialidades diferentes. Na maioria dos países há uma quase padronização dos atletas, o que aqui, na nossa terra tupiniquim, não existe.
Temos um ziriuguidum diferente e o samba do crioulo doido está no nosso sangue fazendo com que as nossas aparições sejam mais enérgicas e bem diferenciadas. É claro que ainda precisamos melhorar em muitos esportes, mas como não temos tradição alguma na maioria deles, vamos nos destacando aos poucos, mas fazendo a nossa história nas olimpíadas.
Belas mulheres e belos homens aparecem diariamente na tela da TV e nos fazem parar por alguns momentos para observar o que não somos capazes de realizar e que talvez nos faça pensar o quanto teremos que treinar para chegar até aquele patamar.
As olimpíadas são realmente para os deuses e deusas, pois cada um deles mostra o melhor do vigor e da superação física e isso é algo que somente anos e anos de treino constante pode nos permitir.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...