terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Cachoeira da Fumaça

Fiz a trilha da Cachoeira da Fumaça pelo roteiro do alto, mas existe um roteiro de três dias para conhecer a cachoeira também pelo roteiro baixo, onde a fantástica queda de água pode ser contemplada com toda a sua beleza e fazendo jus ao nome já que a altura de quase 500 metros faz com que uma fumaça seja formada no seu topo, que é simplesmente o vapor da água que não consegue chegar até o chão.
Foi um dia de muita chuva e o caminho não foi nada fácil. Alagamentos, muita neblina, frio e até alguns escorregões nada agradáveis. O caminho total durou umas 7 horas e valeu muito o esforço já que fica muito difícil descrever a o que pude comprovar com os olhos. A queda de água é muito forte e algumas pessoas se arriscam com fotos bem pitorescas simulando um salto nas encostas da cachoeira que é uma das mais visitadas e preferidas pelos fotógrafos.
Antes de chegarmos lá, temos que passar por um rio e essa para mim foi a parte mais difícil e que me meteu muito medo, pois a correnteza estava forte devido às chuvas que não paravam de cair na região. Era aquela sensação de que qualquer deslize poderia nos levar para o topo da cachoeira, nos fazendo ser notícia mundial e tendo uma morte chique num monumento que a natureza nos mostra com tanta facilidade.
O que pude ver, foi o que a foto acima nos mostra. Se eu fosse mais destemido teria ido mais perto, mas como meu medo de altura é algo que não me larga, fotografei de longe mesmo e usei o zoom para aproximar o que as minhas pernas não me deixaram ver de perto.
Valeu o passeio e um dia pretendo conhecer esta beleza por baixo, num roteiro mais demorado e que nos proporciona uma visão geral da imensidão de água que só pude ver de do alto e de forma resumida.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...