domingo, 26 de agosto de 2012

Os Tragos do SEDOV

Ontem fui visitar o Veleiro Russo SEDOV, que aportou aqui no Recife por dois dias e as coisas que mais me chamaram a atenção não estavam no navio escola e sim nas pessoas que o habitavam.
Uma delas foi o vício descomunal dos marinheiros pelo cigarro, pois era comum ver a cena da foto desta postagem, quando eles se reuniam num local específico para fumar, fumar, fumar e fumar. 
Nunca vi pessoas tão viciadas, de todas as idades. 
Era algo comum estarem fumando nas dependências do navio. Acredito que o tempo que passam em alto mar, além do frio de alguns países, pode contribuir um pouco para isso, pois como forma de vencer a ansiedade, terminam se entregando ao cigarro como forma de amenizar o nervosismo e o tempo que não deve passar tão rápido nas viagens que fazem em alto mar.
Outro fator, foi a secura sexual de alguns deles, pois quando as mulheres passavam eles ficavam olhando com aquele ar de "lobo mau" e com uma amiga que estava comigo, aconteceu algo engraçado e que fez com que eu desse altos risos durante a visita. Eu havia deixado ela numa pequena lojinha que tinha dentro do navio e fui registrar minhas fotos. Quando voltei ela estava sendo literalmente atacada por um dos marinheiros e este já tinha presenteado ela com uma bonequinha russa e estava querendo a levar para o porão do navio, onde tinham alguns aposentos. Ela falava em português e ele em alemão. A cena foi engraçada, pois quando eu cheguei perto deles, ela agarrou minha mão e falou no meu ouvido "esse cara está querendo me comer". Ele olhou para mim com uma cara de espanto e pelo gesto deve ter perguntado seu eu era namorado ou esposo dela. Eu respondi com a cabeça em tom afirmativo e ele ficou todo vermelho, fez outro gesto como se estivesse pedindo desculpas e se afastou. 
Eu e minha amiga ficamos rindo e eu até disse para ela que a culpa era dela, pois a roupa que ela estava usando era transparente e rendada e o marinheiro deve ter imaginado que ela era uma mulher da vida. Ela ficou "puta" comigo. 
Foi engraçado, mas mostra a carência destas pessoas que passam meses sem sexo e terminam ficando loucos quando enxergam uma mulher na sua frente, pois a situação estava ficando complicada se eu não tivesse chegado, uma vez que minha amiga estava perdendo a paciência, já que ele ficava pegando no braço dela e praticamente puxando ela para o porão do navio.
Depois, com tudo mais calmo, ela me disse: "Nem se eu quisesse eu teria ido, pois estou de boi
"Estar de boi" aqui em Pernambuco é quando a mulher está menstruada. Olhe...
Foi muito engraçado e após a visita, foi esse o nosso comentário da tarde, pois o navio terminou ficando em segundo plano, apesar de ser belíssimo e nos proporcionar bons momentos de visitação e conhecimento. Foi uma pena ele não ter ficado mais tempo e esta foi a única parada no Brasil, antes dele seguir viagem para outros países do mundo. Atualmente este navio escola está dando a volta ao mundo e eles já estão há 5 meses viajando sem parar. Adorei a visita, pelo conhecimento, pelo riso e pela novidade das fotos que pude registrar. Somente a chuva que caiu em alguns momentos atrapalhou a visita e fez com que o público fosse tímido diante de tanta beleza.

Veleiro Russo SEDOV




Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...