quarta-feira, 23 de abril de 2014

Afogados

Ontem o Recife viveu um dia de caos, pois as breves, porém intensas chuvas, que caíram na madrugada fez com que todos acordassem com a ligeira impressão que a cidade estava parcialmente submersa e sofrendo mais uma vez com o efeito do descaso e das irregularidades que ocorrem nas melhorias que nunca são finalizadas e só causam problemas diversos quando a água aparece com mais intensidade.
Por ser uma cidade com um nível baixo, um mangue aterrado, Recife sofre muito com todas as interferências da chuva e termina se transformando num caos, onde o simples fato de sair de casa se transforma numa tarefa quase impossível. Quem mora em áreas que sofrem com as enchentes está sempre tendo que faltar ao trabalho ou esquecer os compromissos em dias mais chuvosos, pois se o calor da cidade incomoda, imagine ter que sair pelas ruas com a água batendo no joelho ou quem sabe até cobrindo tudo. Complicado isso, mas o que percebemos nas fotos que aparecem na internet são os inúmeros resíduos de lixo jogados na rua e que nestas horas se transformam em dificultadores para que a água flua com mais facilidade.
A maré estava cheia ontem e isso agrava ainda mais a situação, já que vivemos numa cidade cercada de rios e mar. Não há como escapar da água que está por todos os lados. 
O que pode ser feito é melhorar as canalizações, agilizar as intermináveis obras de esgoto que estão sendo feitas na cidade e tentar ao máximo educar as pessoas, o que é pior, pois se todos tiverem consciência sobre o descarte adequado do lixo, certamente muitos alagamentos serão evitados.
É uma vergonha passar por determinados locais que se dizem chiques e desenvolvidos nos dias de chuva, pois se transformam em rios de lama e dificultam a vida de todos os que precisam ter uma vida normal. A cada ano parece que a situação piora e eu fico imaginando como seria o caos na cidade, caso chovesse por dias seguidos. Acredito que nem estivesse mais aqui escrevendo este texto.
A minha rua não fica alagada, mas basta andar um pouco para ter sérios problemas de trajeto motivados pela chuva e nestes dias a preocupação é bem mais acentuada com a nossa mobilidade, já que os carros possuem dificuldade de circular e os ônibus não comportam tanta gente espremida.
Todos sofrem e alguns ficam com menos problemas para resolver, mas sempre há uma agonia muito grande em todos os sentidos nos dias de chuva, apesar de estarmos precisando dela para nos refrescar e fazer as nossas terras ficarem férteis e propícias para o plantio. Chovendo com cautela não há tanta desgraça, mas quando a danadinha insiste em derramar toda a sua água de uma vez só, é aflição que não acaba mais.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...