quarta-feira, 1 de junho de 2011

Por que pintam os caules das árvores de branco?

Desde criança me fazia esta pergunta e agora resolvi deixar registrado aqui no blog minha percepção sobre o assunto, que foi amplamente observada durante anos e anos, nos mais variados parques e jardins.
Mentira...
Tive essa ideia a partir desta fotografia, que tirei esta semana, no jardim da empresa que trabalho, pois a pessoa que cuida dele lascou tinta em tudo que foi árvore e deixou aquele aspecto "túmulo de cemitério" ou " meio fio de calçamento" em todas as belas árvores do local.
Não deu outra, fotografei.
Na minha opinião, a pintura dos caules acontece para enfeitas as árvores e não para proteger, pois se assim fosse, todas as árvores do mundo estariam acabadas e corroídas pelos insetos. Pintar com cal é um ato que visa deixar o jardim com um aspecto mais limpo e fazer com que as pessoas possam ter uma melhor visão dos espaços e demarcações existentes.
Eu, particularmente, acho que os jardins ficam melhores sem as pinturas e estas deveriam ser usadas somente em estacas de concreto e não em árvores vivas e que precisam efetuar o seu ciclo biológico na natureza. Não sou cientista, mas a tinta que fica nos caules não me parece sadia às arvores e logo numa primeira observação notamos que compromete a circulação de elementos naturais e essenciais à sobrevivência de uma árvore.
É através do caule que ela alimenta todas as suas folhas e frutos e faz com que a vida possa realmente iluminar a sua existência. O cal não é tão prejudicial, mas já vi árvores pintadas com outros tipos de tinta, o que é muito ruim.
O jardim da empresa ficou bonito e se notarmos a foto, o visual é bem interessante.
Cada um tem a sua forma de enfeitar as coisas e eu preferiria a forma natural, a que Deus nos proporcionou, e que estamos acostumados a ver como a melhor e mais perfeita.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...