terça-feira, 17 de maio de 2011

Resquícios da Brasilidade

A exposição Resquícios da Brasilidade, em cartaz no Espaço Cultural Santander, no Recife Antigo, reúne obras de artistas famosos e prima, na maioria das obras, pelos detalhes e sutilezas. Lá podemos encontrar obras de Beatriz Milhazes, Adriana Varejão, dentre outros. Todas falam um pouco do nosso jeito brasileiro de ser e nenhuma deixa de cumprir o seu papel em nome da arte.
O que mais me chamou a atenção foi um vídeo de 15 minutos, chamado “O Samba do Crioulo Doido”, onde um bailarino mostra através do seu corpo nu como é notável a nossa expressão corporal e como em alguns momentos somos superficiais ou comerciais demais, parecendo até um boneco facilmente de ser manipulado.
São três andares com obras pequenas, grandiosas, de fácil ou de complicada compreensão. Em algumas delas não conseguimos identificar a brasilidade de forma muito clara e ficamos pensando como é que o artista trabalha para conseguir resultados tão disformes e sem muito entendimento numa primeira observação. Algumas obras são “viajadas” demais e fica difícil as trazer de volta quando o mundo que visitaram, na mente dos artistas, foi muito distante e com isso adquiriu nuances diferenciadas e sem muito nexo com o nosso Brasil.
As cores de Beatriz Milhares, a voracidade de Adriana Varejão e a Criatividade do Crioulo Doido foram os momentos mais marcantes da exposição e que mais me chamaram a atenção.
Achei que os espaços poderiam estar mais completos e cabiam perfeitamente neles outros resquícios da nossa brasilidade, que pudessem encher mais os olhos dos visitantes e acima de tudo demonstrar que a nossa arte é pioneira em muitos aspectos e por isso a sua admiração pelo mundo não tem limites. É observando cada momento de uma exposição como esta que notamos como a arte é cheia de possibilidades e que a cabeça de um artista nunca estará presa ao convencional e óbvio demais.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...