quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Pertinho do Céu

Fui no último sábado visitar o Morro da Conceição e percebi como é difícil a vida das pessoas que moram nas alturas, pois a locomoção se torna algo muito complicado e exige muita dedicação e paciência dos moradores que são obrigados a subir e descer muitas escadas para poder chegar nas suas casas. Em alguns lugares os carros menores ainda passam, mas os ônibus definitivamente não vão e isso atrapalha muito a vida de todos.
Fiquei imaginando uma pessoa doente e que precise ser socorrida rapidamente...
Morre antes de chegar ao hospital se não contar com o apoio rápido das pessoas, pois nestes lugares é muito fácil ter a vida compartilhada com os outros e esse é um dos fatores que une as pessoas, mesmo que elas não percebam isso, pois como moram em ruas estreitas ou em escadarias, é muito fácil a sua vida ficar exposta para os demais, onde fica muito difícil fazer um barulho que não seja identificado pelos vizinhos mais próximos.
Imagine sair atrasado de casa?
É o caos, pois até que se consiga pegar um ônibus, a caminhada é longa até a parada mais próxima. O que pude perceber também é que as pessoas terminam modificando as escadarias e criando ambientes mais organizados e criativos. Nesta que ilustra a foto, encontrei cerâmicas coladas, em outras, cores diversas e isso demonstra uma forma de tornar bonito o que geralmente seria um calvário.
A vida nos morros não é difícil quando alternativas são feitas e quando a prefeitura também pensa em soluções que possam facilitar a vida das pessoas. No Morro da Conceição, há um saneamento básico, escadarias e um pouco de organização, embora muitos mal educados ainda deixem as ruas cheias de lixo, o que afeta drasticamente a paisagem e pode entupir as canaletas que levam as águas servidas dos locais mais altos para os mais baixos.
Em outros morros a terra é bruta e a situação é bem pior.
Os varais são outra atração à parte e podemos notar muitos deles no caminho que se veste de detalhes interessantes para serem vistos, como as antenas parabólicas e caixas d'água de diversos tamanhos e cores. 
"Pois quem vive lá no morro, mora pertinho do céu"
Um céu cheio de diferenças, onde encontramos de tudo, inclusive a felicidade e a satisfação por ter uma paisagem privilegiada da cidade, algo que nem os bairros mais ricos possuem. Este padrão de beleza nenhuma construtora tem, sendo, portanto, exclusivo dos moradores dos vários morros que o Recife tem.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...