terça-feira, 15 de abril de 2014

Vira-Lata de Raça

Notamos que muitos cachorros residem nas ruas e fazem delas o seu espaço para inúmeras aventuras; por onde passamos encontramos algum, seja sadio, doente, mas firmes e fortes nas situações mais precárias que podemos encontrar. A população de animais domésticos tem crescido, mas os cachorros ainda são a maioria, devido a sua alta capacidade de adaptação com o homem, que também tem a sua vez de vira-lata e ocupa as ruas para morar e ganhar a sua vida.
Basta ver o grande número de pessoas que residem nas ruas para ter uma ideia disso e não estou falando de mendigos somente, mas de pessoas que vivem da arte e fazem do seu ganho uma forma diferenciada de viver, com muita informalidade e sem estrutura alguma. 
O abandono de muitas pessoas doentes e com problemas mentais também acarreta grandes irregularidades sociais e para se ter uma dimensão disso é sempre bom observar a maioria das pessoas que estão nas ruas, pois usam o alcoolismo e a loucura como ferramentas para a sobrevivência. Muitos não são tão doentes assim, mas alguns sim e perdem a noção do que é certo ou errado e cometem sempre algumas atitudes desordenadas na vida das ruas.
Estamos diariamente lutando pela sobrevivência e as ruas terminam sendo o local mais procurado para os desafios que vamos encontrando, mesmo quando temos casa certa para morar. Basta ter acesso ao mundo para percebermos que a vida não é tão fácil quanto imaginamos e nem todo ganho é suficiente para as nossas necessidades. Alguns conseguem este feito, mas outros terminam caindo na sarjeta das ruas, buscando nelas a companhia necessária para os dias mais complicados.
Somos animais de raça vivendo como vira-latas e aprendendo que nem sempre é fácil mantermos a sabedoria para resolver tudo com eficácia e terminamos encontrando muitos obstáculos no caminho que um dia idealizamos como promissor.
Assim como muitos cachorros estão abandonados, muitos homens também sofrem do mesmo mal e ficam numa situação deplorável, onde a saída é algo extremamente complicado e sem muitas chances de sucesso, a não ser quando uma mão amiga e piedosa consegue nos enxergar, pois nestas situações o que primeiro perdemos é a nossa identidade e passamos a não sermos observados pelos que nos cercam.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...