quarta-feira, 11 de junho de 2014

Fantasmas Urbanos

Alguns imóveis terminam ficando esquecidos nas cidades e isso está muito relacionado com as heranças que nem sempre são amigáveis e conseguem gerar frutos dos bens que restaram e que agora serão disputados pelos descendentes, nem sempre unidos, mas igualmente cheios de direitos.
Sempre que passo próximo a esta casa que ilustra o texto de hoje, no centro do Recife, fico pensando nisso e como o descaso termina tomando o lugar da conservação e da beleza, já que muitos imóveis são belos e mesmo assim estão jogados ao relento, ficando com um aspecto destruído que aos poucos vai se agravando e pode comprometer não só a imagem do imóvel, mas toda a sua edificação, uma vez que muitos defeitos surgidos vão se tornando problemas sérios e terminam levando ao chão o que deveria ter utilidade e muita beleza. 
Isso também acontece porque os imóveis, por serem antigos e cheios de ajustes para serem feitos, precisam de uma reforma grandiosa e cara, o que torna a venda do mesmo inviável e não muito atrativa para a maioria das pessoas. Algumas casas possuem divisões estranhas e refletem uma época em que as prioridades de moradia eram outras, onde a funcionalidade e espaço do presente eram tomados por salas e cozinhas grandiosas, onde a decoração se torna mais difícil e requer um pouco mais de cuidado na hora da limpeza.
Recife vive um momento melhor em relação a preservação de prédios históricos, mas há algum tempo era muito visível o descaso para a maioria deles, que se tornaram problemas nas mãos dos proprietários que não conseguiam vender e nem modificar prédios tombados. Uma reforma num edifício antigo, às vezes, é mais cara do que construir outro novinho em folha, sem contar que outras vantagens, como a funcionalidade e mobilidade internas, ficam comprometidas, onde nas construções antigas nem sempre é possível mudar muita coisa e as reformas ficam mais restritas à fachada e ao reforço da estrutura já existente.
Por estes e outros motivos, terminamos ganhando vários fantasmas urbanos, que convivem conosco e que poderiam ser bem menos assustadores e dar lugar às cores e beleza que tinham em épocas passadas. Infelizmente carecem de grandes investimentos e nem sempre há disposição para isso, mas é muito gratificante quando percebemos que um prédio histórico foi reformado e teve sua inclusão novamente na vida da cidade que o recebe de braços abertos e sempre com muita contemplação.
Tudo é mais difícil para manter um prédio com características mais antigas, pois o rebuscamento e esmero de detalhes faz com que qualquer pintura se torne um evento grandioso e caro, mas não podemos desprezar jamais a nossa história e sempre torcer para que eles possam fazer parte da nossa vida e embelezar ainda mais a nossa cidade.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...