sexta-feira, 11 de maio de 2012

Treinar a Alma

Treinar pessoas é bem mais do que ensinar técnicas profissionais ou pessoais, pois se não conseguirmos chegar até o íntimo de cada um para dar foco no que eles mais necessitam para evoluir, o resultado pode não ser tão satisfatório e com isso não agregar resultado ao que pretendemos conseguir.
Quando deixamos que as pessoas fiquem somente escutando um ensinamento e não os colocamos para vivenciar o que foi dito, o resultado é bem inferior e este ao invés de motivar termina deixando o grupo sonolento e com receio do que foi aprendido. A satisfação em treinamentos é algo bem disforme, pois se uns adoram receber este tipo de técnica para se aperfeiçoar, outros se bloqueiam e fazem deste momento um martírio, onde a possibilidade de trocar experiências em grupo se transforma numa prisão ou num vexame público.
Ousar é a palavra de ordem para quem quer aprender e se não tivermos um pouco deste item, voltaremos para casa do mesmo jeito que chegamos e sem ter acrescentado nada a nossa alma, a não ser o cansaço e a sensação de tempo perdido. Nada é mais interessante do que sentir que precisamos evoluir e com isso deixar aflorar o que é mais importante para este resultado e com isso nos transformarmos em pessoas e profissionais melhorados e com mais chances de consolidar equipes e cativar pessoas.
Nenhuma forma é tão satisfatória quanto as vivências e dinâmicas de grupo, mesmo quando encontramos pessoas fechadas e resistentes. O bom e perfeito é sentir que aos poucos esta evolução foi sendo feita e que, cada um, do seu jeito, foi evoluindo e deixando a transformação surgir.
Gosto de estar sendo treinado e com isso perceber que ainda tenho muito caminho pela frente, seja acompanhado ou descobrindo sozinho as melhores formas de melhorar e criar soluções para as problemáticas do cotidiano que não permite que sejamos pessoas ordinárias e nos cobra sempre o extraordinário.
Não temos nada a perder e se fechar para o que a vida nos proporciona é atitude sem fundamento e que só nos coloca no fundo do poço da evolução e da sabedoria. Aprimorar o talento de cada um de nós não custa muito, mas isso só é possível se abrirmos a janela da nossa alma e deixarmos que o jardim que lá existe possa florescer e deixar o sol brilhar nas nossas vidas.
Evolução é a saída para todos nós...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...