quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Persistir

Estava procurando esta foto desde domingo, mas a encontrei somente hoje...
Quando fiz uma trilha na Várzea do Una em 2007, um jangadeiro nos levou até a praia quase deserta do local. 
Fotografei os pés dele, pois achei interessante a força que ele depositava ao navegar por aquelas águas usando um grande pedaço de madeira como apoio. Os pés se movimentavam firmes e davam sustentação à pequena embarcação que não tinha segurança alguma e levava poucas pessoas por vez.
Domingo passado, por coincidência, o mesmo jangadeiro nos levou, só que de uma forma melhorada, num barco com motor, coletes salva-vidas e capaz de transportar mais pessoas.
Pensei...
Dentro do que ele trabalha, evoluiu, mas continua realizando a mesma atividade e feliz. Incansável e cheio de orgulho por morar num lugar tão calmo e belo.
Nem sempre pensamos assim e terminamos achando que as mudanças, para nos fazerem felizes, precisam ser radicais. Podemos navegar de formas diferentes, mas preservando as nossas origens e organizando a vida para que mais conforto possamos ter naquilo que realizamos com destreza e perícia de sobra.
Esta foto foi usada na minha monografia quando falei do tema "persistência" e vejo, agora, após 6 anos, como realmente a minha observação foi válida...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...