domingo, 30 de dezembro de 2012

Caribe Alagoano

A Praia de Maragogi, em Alagoas, é um paraíso brasileiro e suas águas cristalinas possibilitam uma visão privilegiada das piscinas naturais que se formam em alto mar e fazem com que os visitantes fiquem maravilhados com as diversas belezas que encontramos, seja nos corais ou nos diversos tipos de peixes que circulam ao nosso redor. 
A praia, como todo local turístico, é movimentada, mas hoje estava bem mais tranquila e acredito que isso é devido aos festejos de final de ano, pois muitas pessoas terminam ficando em suas casas, com os familiares, e deixam as praias para o primeiro dia do ano, quando o momento é de festa total. A estrutura do balneário melhorou muito desde a última vez que o visitei e agora podemos dispor de várias opções na área de lazer e gastronomia, embora outras praias turísticas estejam bem mais avançadas neste ponto, como é o caso de Porto de Galinhas e Pipa. Maragogi ainda guarda a brejeirice dos tempos mais antigos e isso de certa forma é bom para favorecer o deleite do mar de uma maneira favorável, pois quando há muita invasão do comércio, a praia termina não sendo um bom divertimento e fica complicado realmente aproveitar o que a natureza tem de bom para nos oferecer.
Ir em Maragogi e não conhecer as piscinas naturais é algo improvável e tornará o passeio de qualquer um comum e sem atrativos, pois o diferencial do local está justamente na apreciação dos corais e peixes que ficam disponíveis nas horas de maré baixa. O catamarã nos leva até o local e o trajeto demora cerca de 20 minutos, quando ao longe podemos ver a praia e também os arrecifes que ficam em alto mar e fazem o grande espetáculo que temos o prazer de desfrutar por cerca de 2 horas. Quando a maré começa a encher, é hora de voltar, pois o local fica perigoso e pode comprometer o passeio. Mesmo com a maré baixa, o nível da água não é pequeno, sendo impróprio para crianças desacompanhadas ou sem a proteção devida dos salva vidas.
Gostei muito do que vi, pois já tinha ido em Maragogi outras vezes, mas não com este intuito. Agora fui especialmente para fazer o passeio até as tão faladas piscinas naturais e gostei muito do resultado e também do serviço, que foi muito bem realizado por uma das empresas que trabalham neste ramo do turismo.
A sensação de liberdade é incrível e perceber aquela água cristalina é um presente divino, pois não há descrição que possa mostrar detalhes de tão grandiosa beleza. Só vendo para crer e sentir tal maravilha, que parece mais o caribe. Águas cristalinas em tons verde claro e azul intenso. 
O dia estava nebuloso e com muita chuva logo cedo, mas depois o presente maior veio e o sol iluminou o dia e fez do passeio algo realmente encantador e inesquecível. O litoral alagoano possui essas belezas e faz com que o nordeste tenha tantas maravilhas para serem mostradas e visitadas. 
Fica a dica para quem ainda não conhece.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...