quinta-feira, 19 de abril de 2012

Índio Cara Pálida

Hoje, dia do Índio, gostaria de falar sobre um tema que tem muita relação com esta raça, que é a tonalidade da pele e que é bem presente no Brasil, já que a mistura de raças nos fez perder um pouco da pureza e com isso ganhamos diversidade na cutis que tinha grandes chances de ser bem uniforme e oriunda da raça indígena.
Os vários povos que aqui chegaram, sobretudo a grande quantidade de negros, fizeram com que o nosso país se tornasse uma nação mestiça, inclassificável e muito diferente dos demais povos que geralmente apresentam traços bem formados e menos diversificados.
De cara identificamos um japonês, um europeu, norte americano, peruano, indiano, mas é difícil identificarmos um brasileiro num primeiro momento, a não ser que ele fale e mostre o seu sotaque, já que neste item o seu perfil é bem formado e assume lugar de destaque.
Nossa pele é branca, morena, amarela, mameluca, negra, preta ou pretinha... Não importa, o que vale é a maneira de nos mostrarmos bonitos e diferenciados em relação aos demais povos.
O índio da foto desta postagem estava num restaurante que fui hoje e o que mais me chamou a atenção foi a mistura de frutas para compor um índio que tem mais aparência norte americana do que brasileira. O nosso índio carrega mais na pintura corporal, nos adornos e possui olhos e traços menos grosseiros, além de ter um tom de pele mais bonito, reluzente e difícil de ser encontrado.
Estava lendo no jornal de hoje que Pernambuco tem a quarta maior população de indígenas do país e que em Pesqueira, cidade do nosso Estado, está concentrada a maior população do Nordeste por município.
Infelizmente não encontramos um índio gozando dos mesmos direitos do homem branco e a discriminação não é igual a do negro, pois enquanto este é visto como escravo, subalterno, o índio é visto como preguiçoso. Tudo mentira!
Somos uma raça só e a nossa pele mostra isso claramente, com tons alaranjados, chocolates e bronzeados.
Ao contrário da música muito conhecida, de autoria do Djavan, o índio não é cara pálida, mas sim todos aqueles que buscam uma oportunidade de desenvolvimento e integração ao contingente populacional que eles mesmos deram origem, pois quem não lembra, os índios eram os primeiros habitantes do Brasil e hoje lutam e brigam por um pouco de terra, que aos poucos vai sendo tomada de forma velada e traiçoeira, sem que eles possam optar e decidir o que é melhor para eles.
Há uma legislação especial para o índio, mas o cumprimento é algo que foi jogado numa flecha para bem longe e ficou parada em alguma árvore que encontrou.
Feliz dia do Índio, mesmo assim...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...