segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Navegando com Ronaldo Fraga

A exposição "Rio São Francisco" em cartaz no Santander Cultural, no Recife Antigo, reativa a vivacidade que há tempos o espaço tinha perdido, pois as outras mostras eram tímidas demais e não esbanjavam tanta beleza quanto esta. Em todos os ambientes, podemos notar a versatilidade e originalidade do estilista Ronaldo Fraga que mostrou o rio com todas as suas influências, seja no artesanato, nas lendas, na culinária e, especialmente, pelo seu povo, já que as comunidades ribeirinhas foram o foco do trabalho que abriga 04 pisos inteiros.
Em alguns deles podemos ter a sensação de estar realmente navegando pelo Rio São Francisco, pois alguns elementos cênicos repassam ao visitante a sensação de poder pescar ou de poder descansar um pouco em um espaço de relaxamento. A cantora Maria Bethânia emprestou sua voz para uma instalação e os poemas que recita nas gravações fazem referência ao Velho Chico, que é tão querido e necessário para a vida do Brasil e, em especial, do Nordestino.
Não sei se foi proposital, mas a imagem de São Francisco, cercada de carrancas, foi criada com um olhar sombrio, raivoso, como se o Santo nos desse uma bronca por tratarmos tão mal o rio que leva o seu nome e traz tanta riqueza a todos que deles usufruem e tiram sua subsistência.
Alguns artesanatos de artistas locais estão à venda e todos retratam um pouco da crença e da religião, que é tão presente e não pode ser esquecida nas histórias que escutamos. Uma grande estante mostra os variados tipos de cachaça que são encontrados nos bares que ficam às suas margens e uma ala também faz referência às lendas que permeiam o rio e como elas já fazem parte do imaginário de todos nós.
As histórias de viagem, os relatos, as especiarias, as danças, as festas, enfim, tudo que o Rio São Francisco tem para nos oferecer e que por muitas vezes não prestamos muita atenção. Quem já teve a oportunidade de ver o Rio São Francisco e de navegar por ele sabe o que estou falando, pois a sua riqueza cultural é muito grande e agrada a todos nós, nordestinos, que somos os seus maiores admiradores.
Comer pilombeta* frita com um pouco de farinha em Penedo, no Estado de Alagoas, cidade que é banhada pelo rio, foi uma das lembranças que guardei e que até hoje me deixam com saudade. Andar de balsa ou nas pequenas embarcações e ir até o outro lado do rio, na cidade de Propriá, são lembranças que irei guardar para sempre e farão com que o Velho Chico seja sempre lembrado nas histórias da infância que tive e que muito contribuíram para a meu conhecimento.
A exposição me fez navegar por este rio de lembranças boas e me fez muito bem...
 
Pilombeta - Peixe típico do Rio São Francisco. Apelidado por este nome devido ao seu aspecto magro e comprido.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...