quinta-feira, 10 de maio de 2012

Atenção aos Detalhes


Ontem estava numa repartição pública que estava passando por uma reforma e ao chegar percebi que todos os lugares disponíveis para sentar estavam empoeirados e com resíduos da pintura que estava sendo feita. Como estava com um pedaço de papel toalha na minha bolsa, limpei e fiquei sentado esperando o meu atendimento. Depois de alguns instantes, a pessoa responsável pela limpeza, veio até a sala, varreu o chão, limpou os balcões e saiu para executar outras atividades no interior do órgão público, que tem muito movimento e lida diretamente com o público.
Achei interessante fazer uma intervenção no seu trabalho, pois as cadeiras ficaram lá, sujas, cheias de poeira, impossibilitando que as pessoas fossem atendidas adequadamente e com um pouco de conforto.
Falei ao seu ouvido: Passe um paninho nas cadeiras, pois estão cheias de poeira.
Ela olhou para mim e prontamente ficou vermelha e nitidamente surpresa com a minha intervenção, pois eu não era nada da repartição, a não ser uma pessoa como outra qualquer e que buscava um atendimento naquele dia. Os chefes do departamento não estavam nem aí, pois as cadeiras que eles usavam estavam limpas e os balcões também.
Ela limpou as cadeiras e após este fato, as pessoas começaram a se acomodar e esperar o seu atendimento, que era demorado e feito com mau gosto.
Essa é a realidade dos atendimentos prestados ao público em muitos locais e não precisam ser somente públicos, pois nos particulares também encontramos aberrações. Se não houve a preocupação de limpar as cadeiras destinadas ao público é porque o valor que é dado a eles é muito pouco e passa despercebido aos olhares menos atentos e que só visualizam o que é superficial.
Não vi lógica nenhuma em limpar o cão, os balcões e deixar as cadeiras sujas.
Que trabalho mal feito é esse?
Se detalhes como esses não são perceptíveis, imagine outros? Será que as pessoas que trabalham lá na repartição pública iriam executar suas atividades num local sujo?
Infelizmente o desrespeito é grande e as pessoas não enxergam prestação de serviço como algo sério e sempre entendem que as pessoas precisam ficar à mercê de um atendimento fraco, em péssimas condições ambientais. Atenção aos detalhes nunca é demais e quando eles envolvem pessoas e satisfação, temos que ter o máximo de cuidado para que tudo seja perfeito e possa inibir qualquer reclamação e descontentamento.
Esperei horas pelo atendimento, mas pelo menos o lugar estava limpo.
Imagine se estivesse de pé devido ao assento sujo?

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