quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Cheirinho Bom

O uso adequado de perfumes é bem mais do que uma maneira de manter o corpo com um odor agradável, é, acima de tudo, uma forma de atrair as pessoas e fazer com que elas se sintam bem ao seu lado. Perfume bom é aquele que lhe deixa cheiroso, sem excessos. Se este é muito ativo ou tem odor prolongado, pode deixar você e os outros enjoados e tornar o ambiente inquieto e nada agradável ao convívio.
Seja onde for, o perfume deve ser usado corretamente e estão enganados os que pensam que este não é um fator de discórdia entre casais e amigos, pois ninguém aguenta ficar tendo que suportar um cheiro que lhe faz mal ou que lhe proporciona dor de cabeça, enxaqueca ou enjôo. Alguns pecam pelo excesso e outros pela escolha, já que combinam fragrâncias nada usuais e escolhem os perfumes mais inadequados para os vários momentos do dia.
Durante o dia o ideal é escolher aromas suaves, que prolonguem a sensação do banho e frescor. Em horários noturnos podemos usar aromas mais fortes, mas sem esquecer da dosagem, que pode comprometer toda uma produção e deixar a pessoa indesejada nos ambientes que estiver.
Uma vez fui num museu, em Curitiba, que mostrava a história do perfume, suas embalagens e a forma como da um deles interferia na nossa vida, nos deixando mais calmos ou agitados. Era uma viagem nos aromas e nunca me esqueço das informações que tive.
Se percebermos, muitos momentos ou situações das nossas vidas são identificados através do odor e basta que o nosso nariz o identifique para que a nossa sensação seja de conforto ou aversão.
Quando venho de Garanhuns e passo perto do Povoado do Neves já sei que irei sentir um odor de podre que vem de uma casa de farinha que fica por perto. É algo que desde criança identifico e que até hoje não acabou. Quando passo perto da prefeitura do Recife, já espero o cheirinho de biscoito que a fábrica da Pilar libera pela suas chaminés.
Existe uma loja na minha rua que se destaca das demais porque além de linda e bem organizada é cheirosa. Possui um aroma tão agradável que faz com que você sinta vontade de entrar nela, mesmo não precisando de nenhum produto oferecido lá.
Diferentemente disso, evitamos passar por alguns lugares no Recife, pois o cheiro de esgoto é tão forte que nos deixa agoniados e loucos para ficar livre logo daquele ambiente.
Assim também acontece com as pessoas, mas nem todos possuem discernimento necessário para identificar quando estão sendo incômodas no uso do perfume.
Nem sempre é agradável dizer que estão sendo excessivas e cheirosas demais, mas basta identificar os olhares e aversão que saberemos se estas pessoas são acolhidas ou não nos lugares que estiverem.
Deixa o cheiro no ar...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...